Incêndio em pavilhão da COP30 causa pânico e leva segurança a evacuar local
Um incêndio atingiu o pavilhão central da COP30, em Belém-PA, nesta quinta-feira (20), provocando muita correria e levando a segurança a evacuar o local. Segundo as primeiras informações, as chamas começaram na entrada da Zona Azul (Blue Zone), que abriga estandes de países africanos, fazendo com que a fumaça se espalhasse rapidamente pelo interior do pavilhão.
O fogo abriu um buraco no teto e atingiu outras estruturas. Até a chegada dos bombeiros, equipes da segurança e da ONU se mobilizaram para combater o incêndio com o auxílio de extintores.
Um dos vídeos gravados por jornalistas e participantes do evento mostram o alcance das chamas e a correria das pessoas para deixar o local. Outra imagem mostra um grande número de participantes aglomerados já na área externa, enquanto ambulâncias dos bombeiros e socorristas chegavam ao local.
Ainda não se sabe as causas do incidente. O fogo começou quando ministros de todo o mundo participavam de negociações sobre temas como transição energética e financiamento climático, a um dia do encerramento do evento.
Em entrevista a emissoras de TV, o ministro do Turismo, Celso Sabino, disse que o incêndio foi contido e não deixou feridos.
Em nota, a organização do evento também informou que "o incêndio ocorrido na região de pavilhões da Blue Zone está controlado e não houve vítimas. As equipes de bombeiros e segurança atuaram prontamente e seguem monitorando o local".
A COP30 começou no último dia 6 em Belém-PA e se encerra nesta sexta-feira (21). Na quarta-feira (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva retornou à capital paraense para avançar nas negociações, mas elas foram suspensas por conta do incêndio ocorrido nesta tarde, informou a organização.