FAB intercepta avião ilegal vindo do Peru e PF prende piloto
Ação coordenada interrompeu voo de aeronave suspeita após piloto recusar contato
A FAB interceptou um avião ilegal vindo do Peru no espaço aéreo brasileiro, e a Polícia Federal prendeu o piloto após a manobra forçada de pouso próximo a Tefé (AM), em uma operação contra o narcotráfico.
A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou uma aeronave suspeita vinda do Peru na última segunda-feira, 22. O avião foi detectado logo após adentrar o espaço aéreo nacional, e o órgão verificou que não havia plano de voo, matrícula visível ou comunicação com órgãos de controle de tráfego.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A falta de informações levantou suspeitas e a FAB enviou um jato A-29 Super Tucano para tentar contato de rádio e visual com o avião suspeito. Sem resposta, o próximo passo foi pedir que a aeronave mudasse de rota. A ordem foi ignorada e o agente, então, disparou um tiro de aviso.
O avião estrangeiro não obedeceu novamente e, por isso, passou a ser tida como hostil. A FAB disparou um tiro de detenção,e o piloto suspeito manobrou para um pouso a cerca de 30 quilômetros a oeste da cidade de Tefé (AM), em uma região desabitada. A Polícia Federal logo chegou ao local de helicóptero e prendeu o suspeito.
A ação foi coordenada junto da Polícia Federal e do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Segundo a FAB, a interceptação integra o esforço conjunto entre o Ministério da Defesa e órgãos de Segurança Pública no combate ao narcotráfico.