STF lê ata de condenação de Bolsonaro nesta terça e abre prazo para acórdão
Corte deve realizar sessão para leitura de penas finais aos condenados por liderar a trama golpista
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) deve apresentar a ata do julgamento da trama golpista nesta terça-feira, 23, um dia após os Estados Unidos aplicarem novas sanções contra autoridades brasileiras. O processo condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados por tentativa de golpe de Estado. Após a leitura do documento, a corte deverá publicar o acórdão em até 60 dias.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Durante este período, os ministros poderão enviar seus votos por escrito e apontar divergências com o texto. Passada essa fase, o acórdão é publicado e a sentença é oficializada. Depois disso, as defesas poderão apresentar seus recursos.
A expectativa é de que a análise de todos os argumentos dos advogados acabe ainda neste ano, o que faria os réus começarem a cumprir pena até dezembro.
No último 11 de setembro, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, por 4 votos a 1, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à pena de 27 anos e três meses de prisão. Esta foi a primeira vez na história do Brasil que um ex-chefe de Estado foi condenado por crimes de tentativa de golpe.
Dos 27 anos e 3 meses de pena, ficou determinado que 24 anos e 9 meses são de reclusão (em regime fechado) e 2 anos e 9 meses de detenção (ou seja, em regime semiaberto ou aberto).