Estátua viraliza e dona da casa convida curiosos para conhecerem
A estátua de Belzebu, entidade da quimbanda, colocada sobre o muro de uma casa em Alvorada, na região metropolitana de Porto Alegre/RS, causou alvoroço na internet e levou a dona da casa a falar sobre a importância da tolerância religiosa, enquanto convidava os curiosos para conhecerem mais sobre sua religião de matriz africana.
Uma estátua de Belzebu, entidade da quimbanda, foi colocada sobre o portão de uma casa em Alvorada, na região metropolitana de Porto Alegre/RS, viralizou nas redes sociais na manhã desta terça-feira (21). O músico Ivan Almeida brincou que o "novo vizinho chegou causando no bairro". Horas depois, a dona da casa onde também funciona um centro religioso, Michelly Cigana, usou as redes sociais para se pronunciar e afirmou que colocou a estátua para proteger o portão de sua casa de religião. A religiosa viu na viralização da sua estátua uma oportunidade de tentar conscientizar as pessoas a respeito da tolerância religiosa.
Bem humorada, Michelly Cigana seguiu com o vídeo convidando o telespectador a entrar em sua casa, onde passou a explicar sobre a instalação da estátua. Ela conta que sua casa era rosa e que meses atrás, após a instalação da estátua, foi o próprio Belzebu Maioral quem a ordenou trocar a pintura. Na sequência, ela mostra um salão repleto de imagens de entidades como pretos velhos e ciganas, e explica que dentro de sua casa está o assentamento de Belzebu, que fica enterrado. A religiosa também menciona que os rituais em que o túmulo de Belzebu é aberto acontecem à meia-noite, entre a quinta e a Sexta-feira Santa, durante a Páscoa.
A estátua representa a entidade Baphomet, que pode também ser chamada de Belzebu e Savará Exu Maioral. A quimbanda é uma religião de matriz africana. Michelly enfatizou a importância da tolerância religiosa e utilizou o momento para explicar um pouco sobre sua religião e seus costumes, de forma bem humorada e com sorriso no rosto.
Veja o vídeo:
A imagem de Belzebu que circulou nos últimos dias nas redes sociais é de propriedade da mãe de santo Michelly da Cigana.
Ela instalou a imagem há alguns meses, afirmando ser guiada por "força divina." pic.twitter.com/GQje1fMhD6
— Prof Danuzio Neto | OSINT Geopolítica Atualidades (@danuzioneto) March 21, 2023