PUBLICIDADE

Copa do Mundo de Futsal Sub-17 deixa legado em Magé

Delegações nacionais e internacionais visitaram diversas escolas do município Copa do Mundo de Futsal Sub-17 deixa legado em Magé

6 dez 2023 - 12h53
(atualizado às 12h56)
Compartilhar
Exibir comentários

A Copa Mundo do Futsal Sub-17 foi finalizada no último sábado, 01, mas o legado deixado por todos os envolvidos na competição que aconteceu em Magé (RJ), sem dúvidas vai se manter por muito tempo. Momentos especiais que marcaram tanto a vida dos atletas, quanto a dos alunos das escolas municipais que receberam a visita das delegações durante o período em que estiveram na cidade.

Com o objetivo de promover a troca de experiência, a delegação do NY Ecuador, dos Estados Unidos, visitou a Escola Municipal Aureliano Coutinho. Durante uma tarde animada e descontraída, os alunos puderam conhecer mais sobre a equipe, a cultura, o futsal fora do Brasil e exaltaram sua admiração pelo elenco estadunidense.

Durante a passagem da delegação pela escola, os alunos realizaram uma apresentação de capoeira que abrilhantou ainda mais a troca de experiências culturais que envolveu os atletas na dança e ensinou mais os presentes a respeito da música brasileira.

Tony Toral, técnico da equipe, comentou sobre a recepção e a experiência durante a visita.

"A recepção foi acolhedora, adoramos a placa de "Bem-vindo" e as bandeiras dos Estados Unidos. A equipe se sentiu especial, valorizada e a apresentação da Capoeira ensinou ao grupo sobre a rica cultura brasileira. Músicas maravilhosas e letras impressas que ajudaram nossos atletas a entender a música, um momento muito especial foi quando nossos jogadores foram convidados a participar da capoeira com os alunos. Experiência muito boa, nunca tinham experimentado isso, foi importante para os jogadores e para os alunos por tudo que envolveu o momento", destacou.

A riqueza na troca de experiências culturais também foi um fator muito presente durante a visita da equipe à escola, que já pensa em manter laços de irmandade, conforme destaca Tony.

"Essa troca é muito importante para nós porque a troca de experiências culturais aproxima o nosso mundo. Aprendemos a apreciar as ricas culturas uns dos outros e a expandir a nossa compreensão e amor uns pelos outros. Eu aprendo com você e você aprende comigo, por isso sempre será muito mais que futsal. O clube já está pensando como manter laços de irmandade com a escola, o carinho e amor manifestados por alunos, professores e funcionários serão lembrados para o resto das nossas vidas. Agradecemos imensamente que os alunos tenham ido ao jogo apoiar o time. Sentimo-nos acompanhados e encorajados pelos cantos dos alunos durante o jogo", finalizou.

Além do NY Ecuador, Palmeiras, Juventas Futsal e Sport Lisboa e Benfica também enriqueceram a tarde dos alunos das escolas Gandur Assed, Mané Garrincha e Geraldo Ângelo.

Pela grandeza do clube no Brasil, muitos alunos já se familiarizavam com o Palmeiras e isso foi o que tornou o encontro com os atletas um momento ainda mais especial. Acompanhados por toda comissão técnica, o elenco vice-campeão da competição fez a alegria da garotada.

Val, técnico do Palmeiras, destacou que a recepção dos professores, alunos e gestores foi maravilhosa e gratificante.

"Foi uma experiência inesquecível! Muitos daqueles jovens alunos sonham o sonho dos nossos atletas, de se tornar um atleta de alto rendimento, de ser um atleta de futsal de alto nível e conversando depois com o elenco, pude notar que essa foi uma das experiências mais incríveis em vezes eles se sentiram como referência e retribuíram com muito amor e carinho", disse Val.

Durante todo o período de competição, alunos de diversas escolas estiveram presentes no Ginásio Poliesportivo Nelson Ferreira Lima prestigiando as partidas e o reencontro com as crianças das escolas tornou o momento ainda mais especial.

"Muitas das crianças estiveram no ginásio durante nossos jogos para ver a equipe jogar, chamaram os atletas pelo nome, torceram, vibraram, cantaram e isso sem dúvidas aumenta a responsabilidade do nosso elenco, para que sempre façam a coisa certa, deem um bom exemplo pois o encontro com os alunos fez com que nossos atletas se tornassem inspiração e referência e nós como comissão técnica temos conversado muito com eles sobre isso", finalizou o técnico do Palmeiras.

A Copa Mundo do Futsal foi uma realização Mundo do Futsal, em parceria com a Prefeitura Municipal de Magé, Marjosports - LOTERJ, Krona, UNICV, CliniSport, UMBRO, Federação de Futebol de Salão do Rio de Janeiro.

Diário do Rio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade