Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Zona leste de SP terá novo parque municipal; conheça projeto e local

Abertura de espaço com espécies nativas da Mata Atlântica é defendida por moradores há mais de 12 anos; decreto de novembro autorizou desapropriação

3 dez 2022 - 10h10
(atualizado em 3/12/2022 às 16h16)
Compartilhar
Exibir comentários

O terreno do futuro Parque Vila Ema entrou em fase de desapropriação. A abertura do espaço no distrito Água Rasa, na zona leste da cidade de São Paulo, é reivindicada há mais de 12 anos pela população da vizinhança. O espaço é formado majoritariamente por um bosque com espécies nativas da Mata Atlântica.

O decreto de desapropriação e utilidade pública foi publicado no Diário Oficial de 11 de novembro, assinado pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB). Procurada, a gestão municipal disse que o cronograma de implementação será definido após a "finalização do processo de desapropriação". O terreno do futuro Parque Vila Ema fica na avenida de mesmo nome, a uma quadra da estação Oratório, da Linha 15-Prata, do monotrilho.

Em nota, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) afirmou que a área foi avaliada com o custo de R$ 3,6 milhões. A Prefeitura chegou a discutir a possibilidade de transferência de potencial construtivo, feita no acordo do Parque Augusta e pela qual a construtora manifestou interesse, porém, internamente, o processo tem se encaminhado para virar uma ação de desapropriação, pela qual está prevista a reserva financeira dos R$ 3,6 milhões.

Como ocorreu no Parque Alto da Boa Vista, a abertura poderá ser faseada. A primeira etapa envolve um projeto mais básico, de limpeza do espaço, implantação das instalações para a administração e os funcionários e a colocação de bancos, playground e aparelhos para exercícios ao ar livre.

O terreno tem 17,3 mil metros quadrados, dimensão semelhante à do Parque Augusta, por exemplo. Do total de área, 12,6 mil metros quadrados são compostos por um bosque heterogêneo, em parte com espécies nativas.

Chácara centenária vai virar novo Sesc em São Paulo; veja onde

Futuro Sesc Pirituba inclui imóvel do antigo clube holandês; projeto vai recuperar características originais da casa

  • Minhocão: Nova retirada de jardins verticais expõe fracasso de corredor verde

    Plano da Prefeitura para ampliar vegetação do centro de São Paulo teve problemas e foi enfraquecido; último remanescente está em recuperação por condomínio

  • Parque Augusta: Como está o local um ano após a inauguração?

    Número de visitantes ultrapassou marca de 1,6 milhão; espaço virou ponto de encontro de moradores também de outras regiões da cidade

  • Cidade de SP estuda adotar tarifa gratuita de ônibus; veja onde foi adotada e desafios

    Prefeitura solicitou avaliação de viabilidade para passe livre municipal; financiamento é 'grande questão'

  • Estadão
    Compartilhar
    Publicidade

    Conheça nossos produtos

    Seu Terra












    Publicidade