Vídeo: câmera de ônibus atingido em acidente aéreo na Barra Funda mostra fuga de passageiros
Vídeo registra momento em que o coletivo trafegava pelo corredor da Avenida Marquês de São Vicente, na zona oeste da capital
Uma câmera interna do ônibus que pegou fogo após a queda do avião de pequeno porte na manhã desta sexta-feira, 7, na Barra Funda, bairro da zona oeste de São Paulo, mostra o momento exato em que o veículo sofre com os impactos do acidente aéreo.
Uma aeronave bimotor King Air F90, com destino a Porto Alegre, caiu na Avenida Marquês de São Vicente por volta das 7h18 e provocou a morte dos dois ocupantes da aeronave: o piloto, Gustavo Medeiros, e o advogado Márcio Louzada Carpena. Outras seis pessoas, que estavam em solo, ficaram feridas.
Pelas imagens, é possível perceber que o motorista do ônibus, que trafegava pelo corredor da Avenida Marquês de São Vicente, perde o controle da direção por alguns segundos logo após o impacto e estaciona metros à frente. O registro capta o que parecem ser os gritos dos passageiros, que começam a sair do coletivo em desespero.
A cobradora Janair da Silva Oliveira, de 47 anos e deficiente física, ajudou os demais na fuga. Uma das últimas a sair do veículo, ela aparece nas imagens de uniforme e com a mão no rosto. "Agradeço a Deus por ter conseguido da melhor maneira, com as minhas limitações, fazer o correto e o que estava nas minhas condições", diz a funcionária.
O motorista do ônibus atingido se emocionou ao tentar explicar como conseguiu retirar os passageiros antes de o fogo se espalhar pelo coletivo. "Não sei o que aconteceu, só sei que salvei todo mundo", disse à uma mulher, cujas gravações foram veiculadas pela TV Globo.
O veículo pertence à concessionária Santa Brígida, da linha municipal 8500/10, que fazia o trajeto Pirituba - Barra Funda. O ônibus teve a traseira tomada pelo fogo que acabou se espalhando com o vazamento do combustível do bimotor. Nenhum passageiro ou funcionário ficou gravemente ferido.
De acordo com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, cinco pessoas que estavam em um ponto de ônibus e um motociclista tiveram ferimentos leves e foram atendidos.
As investigações estão sendo realizadas pela Força Aérea Brasileira (FAB), via Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Agentes do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV) - órgão regional do Cenipa - estiveram na Barra Funda, no local do acidente, para fazer a chamada Ação Inicial, quando se faz o levantamento de dados necessários para o processo de investigação.
"O Cenipa informa ainda que, com a conclusão da Ação Inicial, os elementos essenciais para análise da investigação foram removidos pelos investigadores", diz a FAB, em nota. "A investigação dessa ocorrência aeronáutica continua, com o levantamento de outras informações necessárias, a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes".
