Veja o que abre e fecha no Rio no 7 de Setembro
O trânsito do Rio de Janeiro sofrerá mudanças durante o feriado da Independência. Das 0h de segunda-feira, 7 de setembro, até o término do desfile militar marcado para a manhã do feriado, será proibido o estacionamento na rua Visconde de Inhaúma e no trecho entre a avenida Rio Branco e a rua Primeiro de Março. Além disso, diversas vias serão interditadas ou terão o sentido invertido. Veja o que abre e o que fecha na capital fluminense.
Bancos - As agências estarão fechadas para atendimento ao público no dia 7 de setembro (segunda-feira). Na sexta-feira (4), os estabelecimentos funcionam normalmente, segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês com vencimento em 7 de setembro podem ser pagos no dia 8 (terça-feira), sem incidência de multa.
Ônibus - A Rio Ônibus informou que, durante o feriado, as linhas podem sofrer redução de até 30%, dependendo do trecho. De 0h até o término do desfile militar de segunda-feira, as linhas do centro terão de mudar de itinerário, devido às interdições e mudanças nos sentidos das vias.
Metrô - Vai funcionar das 7h às 23h no domingo e no feriado. O mesmo esquema vale para os ônibus do Metrô, que saem das estações Botafogo e Siqueira Campos em direção à Gávea. As linhas de integração expressas funcionam neste mesmo horário, com exceção das 634 A e 696 A, que saem da estação de Del Castilho para o Fundão e não circulam nos fins de semana e feriados. No sábado, os trens operam normalmente das 5h à 0h. No domingo, serão disponibilizados trens extras na Linha 1 para atender aos torcedores que forem ao jogo do Fluminense contra o Náutico. A operação especial começa às 16h, com intervalos de 6 minutos entre os trens. O mesmo esquema será adotado a partir das 20h30.
Supermercados - A Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro informou que os supermercados vão estar abertos durante o feriado facultativamente, isto é, as redes estabelecerão horários de funcionamento de forma independente.
Biblioteca Nacional - Não vai abrir no feriado. Na sexta, o funcionamento será mantido até as 20h.
Shoppings - A maioria abrirá das 15h as 21h. Sendo que o acesso aos restaurantes e cinemas estará liberado a partir de 12h.
Comércio - As lojas de rua não abrirão no feriado.
Trens - A Supervia adotou um esquema especial para atender aos passageiros no feriado. No sábado, haverá trens circulando das 4h34 até as 21h. No domingo, de 4h36 até as 21h e, na segunda, de 4h39 até as 19h. Nos ramais, os intervalos vão variar de 30 a 90 minutos.
Correios - O funcionamento vai variar de agência para agência. As que costumam abrir aos domingos funcionarão também no feriado.