Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Veja o que abre e fecha no feriado de 12 de Outubro em São Paulo

12 out 2012 - 07h18
(atualizado às 07h55)
Compartilhar

Em função do feriado da Padroeira do Brasil, comemorado nesta sexta-feira, os serviços municipais da capital paulista terão algumas alterações. O fim de semana também terá horários modificados. Veja o que abre e fecha e como você pode consultar os serviços durante o feriado:

Abastecimento
Os mercados municipais abrirão nos seguintes horários nesta sexta-feira: Paulistano (Central), das 6h às 18h; Central Leste, Vila Formosa e Teotônio Vilela, das 7h às 13h; Pirituba, das 7h às 14h; Ipiranga, Sapopemba, Penha e Tucuruvi, das 8h às 13h; Santo Amaro, das 8h às 16h, e Guaianases, das 8h30 às 13h. Ficarão fechados os mercados Kinjo Yamato, Lapa, Pinheiros e São Miguel.

Já os sacolões funcionarão nos seguintes horários: Jaguaré, das 6h30 às 13h; Santo Amaro, das 7h às 12h; Brigadeiro, Butantã, COHAB Adventista e João Moura, das 7h às 13h; Bela Vista, City Jaraguá, Jaraguá e Rio Pequeno, das 7h às 14h; Avanhandava e Piraporinha, das 7h às 14h30; Estrada do Sabão e Freguesia do Ó, das 7h às 15h; Lapa, das 8h às 13h, e Cidade Tiradentes, das 8h às 15h. O sacolão São Miguel não abre.

No final de semana os mercados e sacolões abrirão nos horários habituais. As feiras livres atenderão no feriado, sábado e domingo nos locais e horários habituais.

Assistência Social
Nesta sexta-feira e no final de semana os serviços de emergência e acolhida atenderão 24 horas, ininterruptamente. São eles: abrigos, Casas de Acolhida, Central de Atendimento Permanente e de Emergência e Centros de Acolhida (antigos albergues).

Permanecerão fechados nos três dias a Loja Social, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), a Coordenadoria de Assistência Social e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).

Bancos

Os bancos não funcionarão neste feriado do dia 12 de outubro. Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), a população pode utilizar canais alternativos de atendimento como Internet Banking, Caixas Eletrônicos ou até Casas Lotéricas, redes de supermercados ou estabelecimentos credenciados.

No entanto, contas como de água, luz e telefone, ou carnês com vencimento no dia 12, podem ser pagos no próximo dia útil, ou seja, na segunda-feira.

Cultura
Quem pretende fazer uma programação cultural na capital, poderá escolher atrações que vão funcionar todos os dias, como o Beco do Pinto; Capela do Morumbi , das9h às 17h, a Casa da Imagem (antiga Casa n°1);Casa do Bandeirante; Casa do Grito;Casa Modernista; Casa do Tatuapé; Centro Cultural São Paulo; Monumento da Independência - Capela Imperial, das 9h às 17h; Museu do Teatro Municipal, das 10h às 18h; Ônibus Bibliotecas e Sítio da Ressaca, Sítio Morrinhos e Solar da Marquesa, todos das 9h às 17h. Funcionam também os teatros Alfredo Mesquita, Cacilda Becker, João Caetano e Zanon Ferrite. O Teatro Décio de Almeida Prado não abrirá.

A Galeria Olido ficará aberta com sessões na Sala Olido-Infantil, às 16h, e Infanto Juvenil, às 18h; Cine Olido com projeções iniciando às 15h, Sala Paissandu-Dança Contemporânea e Vitrine de Dança com atividade de dança de salão às 15h.

O Theatro Municipal de São Paulo vai abrir com a ópera Violanta 70, no feriado e no sábado, fechando no domingo. As Escolas Municipais de Bailado e de Iniciação Artística ficarão fechadas todos os dias.

As bibliotecas de bairro só abrirão no sábado. Já as bibliotecas Monteiro Lobato, Álvares de Azevedo, Cora Coralina, José de Anchieta, Raul Bopp e Viriato Correa só funcionarão no sábado e domingo. A Biblioteca Mário de Andrade e a Biblioteca Pública Circulante não abrirão nos três dias. Os Bosques de Leitura só funcionam nos dias 13 e 14. O Ponto de Leitura do Piqueri funcionará somente no final de semana.

O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso abre nos na sexta e no domingo, das 10h às 18h, e no sábado das 10h às 20h. O Arquivo Histórico Municipal abrirá somente no sábado, das 9h às 17h.

Esporte e educação
Os Clubes Escola e os Clubes da Comunidade terão atividades esportivas e recreativas nos horários habituais, nos três dias.

Não haverá aulas na rede municipal de ensino. Os Centros Educacionais Unificados (CEUs) abrirão no feriado nos horários habituais, para as atividades esportivas e culturais. Não funcionarão no sábado e domingo, quando passarão por dedetização.

Saúde
Os hospitais, prontos-socorros e AMAs 24 horas funcionam todos os dias. As AMAs tradicionais funcionam normalmente, de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, mesmo no feriado. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) não abrirem nesta sexta, retomando o atendimento na segunda-feira. As AMAs Especialidades não funcionam hoje e reabrem normalmente no sábado, das 7h às 19h.

Trabalho e previdência
As unidades do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) e as agências do banco de microcrédito São Paulo Confia não abrirão no feriado.

A Central 135 funcionará nesta sexta-feira, durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida, somente para atendimento eletrônico. As Agências da Previdência Social também não terão expediente no feriado. Já o atendimento pela internet não sofrerá qualquer alteração.

Trânsito
Em virtude do feriado, o rodízio municipal de veículos foi suspenso nesta sexta-feira, voltando ao normal na segunda-feira, dia 15. Ciclofaixas funcionam na sexta-feira e no domingo.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implanta esquema especial de trânsito, "Operação Estrada", para o período entre quinta e segunda . Estima-se que 2,1 milhões de veículos deixem a Capital em direção ao litoral e ao interior.

A Engenharia de Campo da CET colocará guinchos em pontos estratégicos nos principais corredores de tráfego da cidade e nas proximidades das rodovias para agilizar eventuais remoções.

A CET comunica ainda que, nesta sexta, permanecem suspensas todas as restrições de circulação para veículos de passeio e caminhões. No sábado, voltam a valer normalmente a Zona Azul, a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF).

Procon
A Fundação Procon-SP informa que não haverá atendimento pessoal nesta sexta-feira, nem no sábado. O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon um dos canais de atendimento da Fundação, como o telefone 151.

Metrô
Nesta sexta-feira, devido ao feriado, a frota de trens em operação foi reduzida para um número semelhante ao da frota que circula no domingo. Após o feriado, tanto no sábado quanto no domingo, a oferta de trens em todas as linhas metroviárias será equivalente a de um final de semana típico.

Na segunda-feira, dia 15, para atender aos que retornam do feriado prolongado, a circulação dos trens será antecipada para as quatro horas da manhã nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, por onde desembarcam os usuários que chegam pelos terminais rodoviários Tietê, Jabaquara e Barra Funda. Na Linha 5-Lilás, a operação terá início no horário habitual, ou seja, a partir das 4h40.

CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) aproveitará o feriado e a redução do movimento de passageiros para intensificar as obras de modernização em várias linhas do sistema. Na Linha 7-Rubi, serão executados serviços de revisão geral no sistema de alimentação de energia dos trens entre 4 e 20h desta sexta-feira, no trecho entre as estações Jaraguá e Vila Clarice. A intervenção provocará aumento no intervalo entre os trens.

No domingo, o trecho entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Perus será fechado, devido a obras de modernização. Para transpor o ponto afetado, os usuários deverão utilizar o trem da Linha 7, entre Luz e Palmeiras-Barra Funda, onde farão a transferência para a Linha 8, seguindo até a estação Domingos de Moraes. De lá partirão ônibus gratuitos até a estação Perus, na Linha 7, onde a circulação de trens ocorrerá até Jundiaí. Os coletivos farão paradas para embarque e desembarque somente na estação Pirituba, além das estações de transferência: Domingos de Moraes e Perus.

Haverá serviços de manutenção na Linha 8-Diamante nesta sexta e no domingo, entre as estações Sagrado Coração e Engenheiro Cardoso. Por esse motivo, os trens circularão com o intervalo médio ampliado. Já na Linha 9-Esmeralda, a manutenção será entre as estações Granja Julieta e Santo Amaro, que ficarão fechadas hoje e no domingo. A operação ocorrerá de Santo Amaro a Grajaú e de Granja Julieta a Osasco. Para atender aos usuários do sistema, ônibus gratuitos farão a conexão entre as estações Granja Julieta e Santo Amaro.

No sábado, das 20h até a meia-noite será realizada a substituição de equipamentos do sistema de alimentação de energia dos trens na região da estação Osasco. Em razão disso, os trens da Linha 9 retornarão da estação Presidente Altino.

No trecho do Expresso Leste, na Linha 11-Carol, os trens devem circular apenas entre as estações Tatuapé e Guaianazes nesta sexta-feira. Para chegarem ao Brás, os usuários poderão fazer a transferência gratuita para a Linha 3-Vermelha, do Metrô, por meio da operação Paese. Na ocasião, os trens da Linha 10-Turquesa, circularão, excepcionalmente, até a estação Luz. No segundo trecho da linha 11, a CPTM informa que, nesta sexta, entre 23h e meia-noite, serão realizados serviços de manutenção no sistema de alimentação de energia dos trens entre as estações Jundiapeba e Brás Cubas, ocasionando maior intervalo médio entre os trens. No domingo, os serviços de manutenção do sistema de alimentação de energia dos trens correrão na região da estação Jundiapeba, das 4h às 15 horas, aumentando o intervalo médio entre os trens.

Na Linha 12-Safira, os trens circulam somente entre as estações Calmon Viana e Comendador Ermelino. Para chegarem até a região do Brás, os usuários terão que utilizar os ônibus gratuitos para fazer a conexão entre as estações Comendador Ermelino e Tatuapé. Como, nesse dia, não haverá operação no Expresso Leste entre as estações Tatuapé e Brás, os usuários terão que transferir-se para a Linha 3-Vermelha, do Metrô.

No sábado e no domingo, os trens circularão entre as estações Calmon Viana e Tatuapé. Para chegarem à estação Brás, os usuários terão que fazer a transferência para os trens da Linha 11.

Para orientar o usuário sobre essas mudanças temporárias, a CPTM vem divulgando as intervenções por meio de avisos sonoros emitidos nos trens e cartazes fixados nas estações.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra