vc repórter: praça vira ponto de descarte de entulho no centro de SP
O descarte irregular de lixo e entulho em São Paulo pode render ao infrator multa de até R$ 12 mil. A penalidade não tem impedido, no entanto, que moradores usem a praça General Craveiro Lopes, na Bela Vista, para se livrar dos restos de materiais em obra. Nem a localização – em frente à Câmara dos Vereadores – inibe o descarte de entulho.
De acordo com a subprefeitura da Sé, seis varrições são feitas diariamente na praça, divididas em três turnos. “A remoção do entulho acontece sempre que é constatado o despejo irregular”, afirma a administração municipal.
Para os moradores que desejam descartar corretamente o entulho, a prefeitura organiza todas as quintas-feiras a operação Cata-Bagulho, que percorre a região recolhendo materiais e objetos não reutilizáveis pela população em pontos pré-definidos. O descarte deve ser feito entre as 7h e 13h, e a coleta é realizada a partir das 14h.
“Os seis Ecopontos distribuídos pela região central também estão disponíveis para a entrega voluntária de pequenos volumes de entulho, grandes objetos (móveis, restos de poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis”, informou a administração municipal. Informações a respeito dos endereços de entrega estão disponíveis do site da prefeitura.
O leitor Devanir Amâncio, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.