vc repórter: poste "sem dono" é removido após denúncia em SP
Um poste, que obrigava cadeirantes e pedestres a descerem de calçada no centro de São Paulo para passar, foi removido após denúncia de um leitor ao Terra
A prefeitura de São Paulo removeu um poste localizado no número 1.247 da rua da Consolação, na região central de São Paulo, na manhã desta quarta-feira. O serviço foi realizado quase dois meses após a denúncia feita pelo leitor Luiz Fernando Lacerda ao Terra.
Em relato enviado ao portal no dia 2 de outubro, Luiz Fernando afirmou que a estrutura estava instalada ao lado de uma clínica de ortopedia e próximo à saída de uma escola pública. O poste, aparentemente sem utilidade, obrigava cadeirantes e pedestres a descerem da calçada para passar pelo local.
Para descobrir o “dono” do poste, foram procuradas a AES Eletropaulo, o Ilume (Departamento de Iluminação Pública) e a prefeitura. As duas primeiras instituições negaram que fossem proprietárias da estrutura. A subprefeitura Sé, no dia 14 de outubro, afirmou que realizaria uma vistoria no local e, se necessário, acionaria os órgãos competentes.
O leitor fez uma nova denúncia no dia 10 de novembro, informando que a situação permanecia inalterada. O Terra retomou contato com a administração municipal, que se manifestou nesta quarta-feira, afirmando que havia removido o poste hoje.
Questionada sobre a vistoria comunicada em outubro, a subprefeitura não respondeu quando e se o serviço foi realizado, nem revelou o motivo que a levou a remover o poste. O órgão também não soube informar qual empresa foi a responsável pela instalação da estrutura, mas afirmou que ela, provavelmente, era utilizada para pendurar propagandas.
O leitor Luiz Fernando Lacerda, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.