Tornado com ventos de 100km/h atinge cidade no RS e deixa estragos; veja fotos
Na comunidade de Vila Rica, uma escola sofreu destelhamento, casas foram atingidas e houve queda de fiação elétrica
Tornado com ventos de mais de 100 km/h atingiu Farroupilha, RS, causou destelhamentos, danos em casas, queda de árvores e fiação elétrica, sem registro de feridos.
Um tornado com ventos que superaram os 100 km/h atingiu a cidade de Farroupilha, no Rio Grande do Sul, na tarde de terça-feira, 23, e deixou estragos, segundo a Defesa Civil Estadual.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com o Centro de Monitoramento gaúcho, a análise de imagens aéreas do desastre na comunidade de Vila Rica, que fica no interior de Farroupilha, mostra que o padrão de danos indica que os destroços foram jogados em diferentes direções, o que caracteriza o fenômeno.
"As imagens mostraram o avanço de uma tempestade sobre o local atingido, sendo que os ventos provavelmente superaram os 100 km/h na localidade, e geraram um tornado de curta duração", explica a Defesa Civil.
Antes do tornado, às 12h58, um alerta laranja foi enviado pelo Centro de Operações para a região de Farroupilha, incluindo a localidade atingida, com potencial para chuva, vento e raios.
Na comunidade de Vila Rica, a mais afetada, a Escola Municipal José Chesini sofreu destelhamento quase total e alagamentos internos. No momento do ocorrido, ninguém estava no prédio e não houve feridos, conforme a Prefeitura de Farroupilha. Cerca de 15 casas também foram atingidas e houve queda de árvores e de fiação elétrica sobre vias.
Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros de Farroupilha, Bombeiros Voluntários de Garibaldi e outros órgãos de segurança seguem no local prestando atendimentos.