vc repórter: por horas extras, agentes de trânsito fazem paralisação em SC
Nesta quarta-feira, os agentes de trânsito, monitores de Área Azul e fiscais do transporte coletivo do Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb) resolveram cruzar os braços. Eles protestam contra suposta “arbitrariedade” da direção do órgão ao tratar da regulamentação da jornada de trabalho e do pagamento de horas extras.
O ato é consequência de uma recente medida adotada pelo Seterb, a de fazer valer seu estatuto do sevidor, que prevê jornada de trabalho de 40 horas semanais para a classe, com horas extras pagas a partir da 41ª hora. Até então, segundo o próprio órgão, a categoria cumpria 30 horas semanais, e as horas extras eram pagas a partir da sexta hora diária trabalhada.
Segundo o Sintraseb, sindicato que representa a categoria, há mais de três décadas seus agentes de trânsito cumprem regime por escalas de 6 horas e plantão de 24 horas. “A natureza do serviço exige regime diferenciado de trabalho, por trabalhar sete dias por semana e 24 horas por dia”, afirma o sindicato, que considera o cruzar de braços “histórico e necessário”.
A suspensão do que chama de “horas indevidas” foi uma medida tomada pelo Seterb para "primar pela boa gestão dos recursos públicos”. Segundo o presidente Sérgio Chisté, a nova jornada de 40 horas semanais em Blumenau já está regulamentada e será assim mantida.
A justificativa do Seterb não é aceita pelos manifestantes. O representante dos agentes de trânsito Gilmar Ramos alega que outra grande questão não atendida pela autarquia é “a ausência de um maior efetivo que dê conta de atender o crescimento de nossa cidade”. Ramos pede concurso público para a criação de novas vagas.
Quanto à decisão de parte da categoria de paralisar as atividades nesta quarta-feira, 26, a direção da Guarda Municipal de Trânsito acertou com a Polícia Militar a atuação nas escolas, que deixaram de ser atendidas pelos agentes municipais de trânsito, de acordo com nota publicada pela Prefeitura Municipal de Blumenau.
O internauta Roberto Meira, de Belém (PA), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.