PUBLICIDADE

vc repórter: nuvem de poluição é vista sobre São Paulo

2 set 2009 - 11h47
(atualizado às 12h03)
Compartilhar

Há seis dias a cidade de São Paulo (SP) tem registrado baixos níveis de umidade do ar, que propicia o acúmulo de partículas no ar. Uma nuvem de poluição pôde ser vista no céu da capital no último domingo, dia 30 de agosto. Em visita ao Pico do Jaraguá, localizado na zona norte, a paulista Erika Bellini registrou com sua câmera a densa camada que cobria o município.

Uma densa camada de poluição sobre São Paulo podia ser vista do Pico do Jaraguá, ponto mais alto da capital
Uma densa camada de poluição sobre São Paulo podia ser vista do Pico do Jaraguá, ponto mais alto da capital
Foto: Erika K. Bellini / vc repórter

Na região oeste da Serra da Cantareira, o Pico do Jaraguá é o ponto mais alto da capital. "Estava um dia absolutamente claro, sem nuvens e bastante quente para a estação. Por isso, a dispersão de poluentes ficou muito prejudicada", diz Erika.

De acordo com Fabiana Weykamp, meteorologista da agência Climatempo, o tempo seco e a ausência de ventos facilitam a concentração de poluentes na atmosfera. "Com essa massa de ar seco que está sobre São Paulo já há vários dias, a umidade do ar também fica abaixo do nível satisfatório", diz. Weykamp explica que os menores valores são registrados no período da tarde. "Os registros têm sido baixos, ficando entre 20% e 30%", afirma.

A previsão é de que a frente fria que está na região sul do País chegue a São Paulo na noite desta quinta-feira. "Na sexta-feira, no sábado e no domingo, estão previstas várias pancadas de chuva ao longo do dia que irmão melhorar a situação do ar na cidade", diz.

Esta quarta-feira é mais um dia de inverno quente na capital. O céu está ensolarado, com poucas nuvens e a temperatura máxima pode chegar aos 31°C.

A internauta Erika K. Bellini, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade