vc repórter: lombada clandestina será removida de rua da zona sul de SP
Um lombada construída pela população no Campo Limpo, bairro na zona sul de São Paulo, será removida. Localizada na rua Vicenzo Danti, ela foi feita de forma clandestina e sem respeitar padrões que visam evitar acidentes e problemas a veículos e pedestres.
Segundo a companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a via tem características de trânsito local, apresenta baixo fluxo de veículos e pedestres e velocidade máxima regulamentada a 30 km/h. Outro fator que não justifica a construção da lombada é não haver registro de acidentes no local.
“Cabe esclarecer que, para a implantação de lombada é necessário que a via atenda aos critérios previstos pela Resolução 039/98 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), como volume de tráfego, índice de acidentes, geometria da via e tipo de pavimento”, informou o órgão vinculado à prefeitura ao Terra.
O artigo 94 do Código de Trânsito Brasileiro fiz que é proibida a utilização de lombadas e sonorizadores como forma de reduzir a velocidade nas vias, salvo em casos especiais definidos pelo órgão ou entidade competente.
A CET informou ainda que vai acionar a Subprefeitura Campo Limpo para que o obstáculo construído de forma clandestina e fora dos padrões seja removido.
O internauta Basílio Colares, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.