vc repórter: lago do Parque da Aclimação volta a receber aves
Oito meses após o rompimento de uma adutora, que o drenou por completo, o lago do Parque da Aclimação, em São Paulo (SP), voltou a receber aves aquáticas e outros animais.
Os pássaros não são os mesmos que foram resgatados no dia 23 de fevereiro, dia em que fortes chuvas atingiram a cidade. Trata-se de aves migratórias, como paturis e mergulhões que têm visitado o parque. "Agora, alguns meses depois, a vida está voltando aos poucos", diz Vavá Ferreira, vizinho e freqüentador do local desde a década de 70. Segundo ele, há espécies, como a lavandeira, que ele nunca havia visto no parque antes.
Segundo a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, as aves aquáticas que lá viviam hoje integram a fauna do Parque do Ibirapuera. Eles haviam sido examinados e monitorados pela Divisão de Fauna da Secretaria, juntamente com a Polícia Ambiental e o Corpo de Bombeiros, e devem retornar tão logo a limpeza do lodo e a reforma estrutural prevista para o sistema de drenagem estejam terminadas.
Ao todo, são 48 aves aquáticas, sendo dois cisnes, 22 patos, 21 gansos e três marrecos. O lago já possui espécies de peixes.
A Secretaria afirma ainda que a limpeza do lodo será feita pela Sabesp, que já concluiu o exame da composição e profundidade do lodo. A recuperação das bacias dos córregos Pedra Azul e Jurubatuba ainda dependem de um processo licitatório sob responsabilidade da Siurb (Secretaria de Infraestrutura Urbana). Um recurso apresentado por uma das empresas, atualmente em análise, paralisou a decisão até agosto.
O parque conta com uma concha acústica, bicicletários, aparelhos de ginástica, quadra de areia, pista de Cooper, playgrounds e três esculturas de Arcângelo Ianelli. A Biblioteca Raul Bopp conta com um acervo de 30 mil exemplares dedicado ao meio ambiente.
O internauta Vavá Ferreira, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.