Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

vc repórter: internautas elegem cor do mercado Ver-o-Peso, no PA

4 fev 2013 - 10h03
Compartilhar
Exibir comentários

Foram 3,2 mil votos de internautas de todo o País na votação que definiu as cores do tradicional Mercado de Ferro, ou Mercado Ver-o-Peso, em Belém, no Pará. Escolhido por 57% dos internautas, o azul foi a opção vencedora, seguida pela verde, que teve 28% dos votos, e do vermelho, com 15%.

Com 54% dos votos, os internautas escolheram manter a cor azul, usada nos últimos anos, na pintura do Mercado de Peixes Ver-o-Peso
Com 54% dos votos, os internautas escolheram manter a cor azul, usada nos últimos anos, na pintura do Mercado de Peixes Ver-o-Peso
Foto: Roberto Meira / vc repórter

A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 24 de janeiro, por iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) com apoio do Centro de Memória da Universidade Federal do Pará (UFPAP). A ideia de fazer uma votação para escolher a cor do mercado surgiu após manifestações contra a pintura de cor alaranjada anticorrosiva aplicada nos elementos de ferro – e que a população acreditava tratar-se da cor final dada ao local.

Segundo o Iphan, a escolha do azul pela população já era esperada pelos técnicos, pois a cor tem sido usada nos últimos anos, e se integrou à “memória social” da cidade, sendo assim uma defesa à tradição da identidade do ponto turístico da cidade.

A cor verde foi associada a características regionais e ecológicas da região, como a Amazônia e florestas da cidade, e o vermelho remeteu o internauta ao açaí, à pele morena e à bandeira do Pará, sendo a cor que denota uma postura mais ousada e moderna.

Desde janeiro de 2012, o Iphan realiza obras de restauração do Ver-o-Peso, que incluem a reconstrução da cobertura e instalações elétricas e iluminação com implantação de para raios; instalações hidrosanitárias com implantação de sistema de tratamento de esgoto e melhorias nos banheiros; instalação de câmara frigorífica para conservação e estoque mínimo de gelo para as cubas de inox onde o pescado é exposto para venda, e restauração dos elementos de ferro que se apresentavam oxidados.

O internauta Roberto Meira, de Belém (PA), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade