vc repórter: internautas elegem cor do mercado Ver-o-Peso, no PA
Foram 3,2 mil votos de internautas de todo o País na votação que definiu as cores do tradicional Mercado de Ferro, ou Mercado Ver-o-Peso, em Belém, no Pará. Escolhido por 57% dos internautas, o azul foi a opção vencedora, seguida pela verde, que teve 28% dos votos, e do vermelho, com 15%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 24 de janeiro, por iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) com apoio do Centro de Memória da Universidade Federal do Pará (UFPAP). A ideia de fazer uma votação para escolher a cor do mercado surgiu após manifestações contra a pintura de cor alaranjada anticorrosiva aplicada nos elementos de ferro – e que a população acreditava tratar-se da cor final dada ao local.
Segundo o Iphan, a escolha do azul pela população já era esperada pelos técnicos, pois a cor tem sido usada nos últimos anos, e se integrou à “memória social” da cidade, sendo assim uma defesa à tradição da identidade do ponto turístico da cidade.
A cor verde foi associada a características regionais e ecológicas da região, como a Amazônia e florestas da cidade, e o vermelho remeteu o internauta ao açaí, à pele morena e à bandeira do Pará, sendo a cor que denota uma postura mais ousada e moderna.
Desde janeiro de 2012, o Iphan realiza obras de restauração do Ver-o-Peso, que incluem a reconstrução da cobertura e instalações elétricas e iluminação com implantação de para raios; instalações hidrosanitárias com implantação de sistema de tratamento de esgoto e melhorias nos banheiros; instalação de câmara frigorífica para conservação e estoque mínimo de gelo para as cubas de inox onde o pescado é exposto para venda, e restauração dos elementos de ferro que se apresentavam oxidados.
O internauta Roberto Meira, de Belém (PA), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.