SP: jardim da orla de Santos vira patrimônio histórico
O jardim na orla de Santos foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat). A decisão foi tomada durante uma reunião realizada no dia 28 de junho. Os postos de salvamento, ciclovia, chuveirinhos e monumentos também serão protegidos. O tombamento vai do calçadão da areia ao passeio da avenida. Segundo o secretário municipal de Planejamento, Bechara Abdala, a decisão analisou as questões de manutenção e vai permitir que a prefeitura faça todos os reparos que são sempre necessários. As informações são do jornal Estado de São Paulo.
O jardim tem 5.335 metros de extensão e 218 mil m² de área. Os 920 canteiros possuem mais de 70 espécies de plantas ornamentais, 853 árvores e 1.088 palmeiras. Após o verão de 2011, a prefeitura planeja uma reforma na orla. Ela já assinou convênio que garante mais de R$ 13 milhões de recursos do Departamento das Estâncias (Dade), do governo estadual. Para manter o jardim arrumado o custo médio por ano é de R$ 500 mil.
Redação Terra
Colaborou com esta notícia a internauta Rosely Atanes, de Santos (SP), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.