PUBLICIDADE

SP faz homenagem às vítimas da covid-19 na praça Roosevelt

Prefeitura inicia ações em homenagem às cerca de 38 mil pessoas que perderam suas vidas para o novo coronavírus na capital paulista

4 out 2021 - 05h12
(atualizado às 12h07)
Compartilhar
Exibir comentários

A Prefeitura de São Paulo começou a realizar neste final de semana uma série de ações em homenagem às cerca de 38 mil pessoas que perderam suas vidas para a covid-19 na capital paulista. Entre as iniciativas, está a instalação de um memorial temporário com 38 mil cataventos na Praça Franklin Roosevelt, região central da cidade. 

A Prefeitura promeveria ainda um cortejo ecumênico neste domingo, 3, que iria percorrer o entorno da praça até a Rua da Consolação. Com as chuvas, no entanto, a cerimônia foi adiada para a próxima quarta-feira, 6, às 11h. 

Grafite em homenagem às vítimas da covid-19 na praça Roosevelt (SP)
Grafite em homenagem às vítimas da covid-19 na praça Roosevelt (SP)
Foto: Reprodução/Instagram

"As ações fazem parte do projeto Memorial da Despedida, que tem como objetivo não apenas fazer um tributo às pessoas que partiram, mas também oferecer uma oportunidade às suas famílias e amigos para que, finalmente, se despeçam com um ritual apropriado", informou a Prefeitura.

Confeccionadas por integrantes da Escola de Samba Vai-Vai, tradicional da região do Bixiga, os cataventos foram feitos com material reciclado adquirido junto à cooperativa Recifavela, da região de Vila Prudente.

De acordo com a Prefeitura, as famílias que visitarem o espaço aos finais de semana serão recebidas por monitores e receberão fitas coloridas, para que possam escrever os nomes das vítimas e amarrá-las aos cataventos. Uma arte assinada pelas artistas Negana e Carol Carreiro com desenhos de corações também está exibida na Praça Roosevelt.

O memorial artístico, segundo a Prefeitura, permanecerá disponível para visitação até 2 de novembro, Dia de Finados. "Nessa data a população poderá levar para casa o catavento correspondente a uma pessoa que partiu, para completar seu próprio ritual de despedida", informou a Prefeitura.

"Nos últimos 18 meses, medidas rigorosas de proteção e isolamento têm limitado a realização de rituais fúnebres, essenciais ao processamento da dor e do luto", acrescentou a pasta.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade