Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

SC: laudo aponta que vazamento não contaminou água com óleo ascarel

25 jan 2013 - 23h17
(atualizado às 23h19)
Compartilhar
Exibir comentários

A Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) divulgou um laudo no final da tarde desta sexta-feira confirmando não existir contaminação por ascarel na água da região sul de Florianópolis. O exame foi realizado na região do canal da Tapera, bairro onde foi registrado o vazamento da substância em dois transformadores das Centrais Elétricas de Santa Catarina, em novembro de 2012.

Produção de ostras no sul de Florianópolis permanece suspensa após suspeita de contaminação
Produção de ostras no sul de Florianópolis permanece suspensa após suspeita de contaminação
Foto: Fabricio Escandiuzzi / Especial para Terra

O resultado, obtido através de coletas realizadas entre os dias 21 de dezembro e 11 de janeiro, mostrou a presença de óleo, mas não de ascarel, nas águas do canal.

A atividade de maricultores acabou proibida na região desde que o vazamento foi detectado. Apesar do exame, a interdição deve continuar. O presidente da Fatma, Murilo Flores, explicou que um exame realizado nos moluscos ainda é aguardado para detectar se existe ou não a contaminação. A expectativa é que o novo laudo seja conhecido na próxima semana.

O óleo ascarel era utilizado como isolante em equipamentos elétricos - como os transformadores abandonados que registraram o vazamento em Florianópolis. Seu uso foi proibido no Brasil em 1981 por ser uma substância cancerígena, capaz de atingir fígado, baço, rins e sistema nervoso. 

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade