SC: autoridades param buscas de barco e evitam falar em trote
A Marinha e o Corpo de Bombeiros Voluntários de Penha encerram as buscas por uma embarcação que teria naufragado com seis pessoas a bordo na última quinta-feira, em Balneário Piçarras, no litoral norte de Santa Catarina.
Apesar de nenhum indício ter sido encontrado, as autoridades evitam falar em trote. Um navio corveta, um helicóptero, lanchas, jet skys e dezenas de soldados trabalharam na operação. Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, os comandantes do Corpo de Bombeiros Voluntários de Penha e a Marinha decidiram oficialmente pelo encerramento das buscas.
"Entramos em consenso e decidimos paralisar até que apareça algum indício concreto de que houve o naufrágio ou então que alguém reclame de pescadores desaparecidos", disse Johnny Coelho, comandante dos Bombeiros. "Seria normal termos sido procurados por familiares já no segundo dia de buscas, ainda mais que seriam seis tripulantes", afirmou.
Coelho evita falar em trote, mas destaca que a operação custou R$ 3 mil apenas para os Bombeiros Voluntários. A Marinha não divulgou o custo gerado na tentativa de encontrar o suposto pesqueiro naufragado. "Não quero de imediato dizer que é um trote sem ter a devida certeza. Mas é muito estranho que esteja acontecendo algo sem ninguém ter reclamado", disse o comandante. "De acordo com nossa experiência, dificilmente teríamos este tempo todo sem que alguém procurasse informações sobre familiares", afirmou.
A operação começou depois que um pedido de socorro foi feito na região no final da noite da última quinta-feira. O autor da ligação relatou que a embarcação estaria incendiando e que seis pessoas estavam a bordo. Pouco depois, soldados do Corpo de Bombeiros avistaram um clarão exatamente no local apontado como ponto do naufrágio. Integrantes da Marinha, Bombeiros, Polícia Militar e Civil, além de vários pescadores voluntários auxiliaram nas buscas nestes últimos três dias.
O comandante ainda afirma que a operação poderá ser retomada caso apareçam destroços ou indícios de naufrágio. "Caso apareça algum fato novo poderemos reiniciar as buscas a qualquer momento", disse.