Santa Catarina registra chuva congelada e congelante e 1ª neve do ano; veja
Os fenômenos foram observados nas cidades de Bom Jardim da Serra, de São Joaquim e em localidades próximas na noite de quarta-feira, 19
A Serra de Santa Catarina registrou na noite de quarta-feira, 19, a ocorrência de chuva congelada, de chuva congelante e de neve. Há relatos desses fenômenos nas cidades de Bom Jardim da Serra, São Joaquim e em localidades próximas.
Segundo a MetSul Meteorologia, essa é a primeira vez que neva no Sul do Brasil em 2023 e o evento é histórico porque ocorre em abril. Nesse mês, só se tinha registro em 17 de abril de 1999 e 27 de abril de 2016.
A Defesa Civil explicou que as chuvas foram ocasionadas pela combinação de uma massa de ar polar, que derrubou as temperaturas no Estado, com a umidade trazida para o continente por um ciclone em alto mar.
Diferença entre os fenômenos
De acordo com a Defesa Civil, a neve precipita em forma de cristais de gelo bem característicos, formados pelo congelamento do vapor d'água suspenso na atmosfera.
Já a chuva congelada chega à superfície em estado sólido ao tocar o solo, assumindo a forma de uma pequena pedra de gelo, similar a um granizo. Em muitos casos, esse fenômeno antecede a precipitação de neve.
A chuva congelante, por sua vez, descongela na atmosfera ao longo de seu caminho até o chão, congelando novamente ao tocar o solo e deixando uma superfície translúcida onde precipita.
Conforme o órgão, com a aproximação do inverno, esses eventos tendem a ser mais frequentes nas áreas mais altas de Santa Catarina.
TEMPO | Um vídeo desta noite que é extremamente didático pra diferenciar um fenômeno e outro. Atente que a chuva congelada, a “pedrinha de gelo”, quica ao atingir o braço. O floco de neve adere ao tecido da jaqueta. Neve e chuva congelada simultaneamente. pic.twitter.com/bokg4TEX8D
— MetSul.com (@metsul) April 20, 2023