Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

RJ: índios protestam e se reúnem com juiz para definir local alternativo

O grupo não aceitou ir para a Colônia Curupaiti, onde a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos montou um abrigo provisório

24 mar 2013 - 16h28
(atualizado às 17h18)
Compartilhar
Exibir comentários
Índios são retirados do prédio do antigo Museu do Índio, no Rio de Janeiro, após ação da polícia
Índios são retirados do prédio do antigo Museu do Índio, no Rio de Janeiro, após ação da polícia
Foto: Daniel Ramalho / Terra

Um grupo de cerca de 20 pessoas ligadas aos índios que ocupavam o antigo Museu do Índio protestou neste domingo em frente ao prédio da Justiça Dederal, no centro do Rio de Janeiro. Eles pediram que o prédio abandonado, no Maracanã, seja revitalizado e volte a abrigar um centro de memória indígena, e não um museu olímpico, conforme projeto do governo estadual. Depois, eles foram ouvidos pelo juiz Wilson Witzel dentro de uma audiência convocada após a desocupação do prédio, ocorrida depois de conflito com policiais, na última sexta-feira. A intenção é mediar um acordo entre os índios insatisfeitos e o governo.

Os manifestantes não concordaram em ir para um dos locais apontados pelo governo estadual para que os índios ficassem. Além de um hotel no centro da cidade, foi oferecida uma área em Jacarepaguá e outra em São Cristóvão. Foi ofertado ainda pagamento de aluguel social no valor de R$ 400.

Antes de serem ouvidos pela Justiça, os índios e manifestantes chegaram a ocupar o atual Museu do Índio, localizado em Botafogo, na madrugada deste domingo. Policiais foram chamados até o local, mas não houve confronto. Os que protestavam aceitaram sair pacificamente dali.

Já um outro grupo, de 12 índios, se instalou na manhã de hoje na antiga colônia Curupaiti, em Jacarepaguá. A secretaria estadual de Assistência Social montou ali um alojamento temporário com camas estilo beliche, cozinha,  e contêineres com banheiros. Foram entregues aos índios kits de higiene pessoal e de limpeza, além de cestas básicas, toalhas e cobertores.

O secretário da pasta, Zaqueu Teixeira, garantiu que os índios serão assistidos. "Quero reafirmar a todos que esse é mais um passo concreto no cumprimento de tudo o que acertamos. Tenho certeza de que esse é o início de uma grande relação que vamos construir com todos vocês, que tiveram sensibilidade e entenderam que, na paz, conseguimos avançar", afirmou.

Uma forte chuva que caiu na manhã deste domingo chegou a alagar um pouco uma área do alojamento. Os próprios índios escoaram a água com o auxílio de rodos. O local não foi danificado.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade