Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Rio: luz é cortada para forçar saída de moradores em Campos

6 jan 2012 - 13h38
(atualizado às 14h25)
Compartilhar

O secretário de Defesa Civil de Campos dos Goytacazes, no norte do Rio de Janeiro, Henrique Oliveira, informou nesta sexta-feira que a energia elétrica da localidade de Três Vendas foi cortada para forçar a saída de cerca de 2 mil pessoas que se recusam a deixar o local.

Rompimento de dique causa transtornos e ameaça os moradores de Campos (RJ)
Rompimento de dique causa transtornos e ameaça os moradores de Campos (RJ)
Foto: Leonardo Berenger / Futura Press

A comunidade foi inundada após um trecho da rodovia BR-356, que serve como barragem para conter as águas do rio Muriaé, se romper. Uma cratera de aproximadamente 20 m foi formada no local e o nível da água já chega a 2 m. O trânsito na estrada foi interrompido.

Na quinta-feira, a prefeitura de Campos ordenou a evacuação dos moradores da área, onde vivem cerca de 4 mil pessoas. Apesar disso, apenas metade das famílias que moram na localidade deixaram suas casas para lugares mais seguros.

As famílias que resistem colocaram seus móveis e eletrodomésticos no alto das casas. "Há previsão de mais chuvas nos próximos dias e a estrutura desses imóveis dificilmente suportará", assegurou Oliveira, ao justificar a decisão da prefeitura de cortar a luz na área inundada como forma de pressão.

"Vamos de casa em casa de barco, com assistentes sociais, tentar convencer as pessoas sobre os perigos de doenças como a dengue, a leptospirose, e explicar que essa situação deve se manter durante muitos dias ainda", acrescentou o funcionário. Ele lembrou que em 2007 o rio Muriaé já havia destruído parte da BR-356 e alagado Três Vendas, que conviveu durante cerca de quatro meses com o problema.

As famílias que foram transferidas, com a ajuda de caminhões e barcos do Corpo de Bombeiros e do Exército, foram levadas para abrigos improvisados em duas escolas públicas. Até agora, seis municípios do norte do Estado do Rio de Janeiro declararam situação de emergência e 34.890 pessoas tiveram que deixar suas casas devido às inundações e os deslizamentos de terras provocados pelas chuvas.

Veja o mapa das enchentes no Sudeste

Clique nos pontos destacados no mapa e veja a situação de cada município afetado pela chuva:

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra