Família denuncia casa geriátrica após idoso ser internado com larvas na boca em Porto Alegre
O caso passou a ser investigado pela Delegacia de Proteção ao Idoso do Rio Grande do Sul, que apura possível crime de maus-tratos
A família de um idoso de 69 anos acionou a polícia após ele precisar ser hospitalizado com infestação de larvas de moscas na boca. O homem, que tem Alzheimer e não se comunica verbalmente, estava sob os cuidados de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) na zona sul de Porto Alegre. O boletim de ocorrência foi registrado nesta quinta-feira (19), depois que exames apontaram que a contaminação atingiu os seios da face e comprometeu os pulmões.
O caso passou a ser investigado pela Delegacia de Proteção ao Idoso do Rio Grande do Sul, que apura possível crime de maus-tratos. A delegada responsável destacou a gravidade do quadro e alertou para os riscos da miíase em pessoas idosas, especialmente aquelas com limitações de mobilidade ou de fechamento da boca, ressaltando que já houve registros de mortes em situações semelhantes em outras instituições.
De acordo com GZH, segundo a família, o idoso estava na ILPI desde outubro do ano passado e o contrato previa acompanhamento de fisioterapia e fonoaudiologia, além de higiene bucal duas vezes ao dia. Após a descoberta do quadro, ele e a mãe, de 96 anos, também internada no local, foram retirados da instituição. O Ministério Público do Rio Grande do Sul informou que mantém fiscalização permanente sobre ILPIs na Capital, enquanto o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul afirmou estar levantando informações sobre eventuais processos envolvendo a casa geriátrica.