Recém nascido morre por suposta negligência médica na Serra Gaúcha
O bebê tinha apenas três dias de vida e teria tido seu atendimento recusado na Unidade Básica de Saúde (UBS), de acordo com informações fornecidas por familiares.
A Polícia Civil está conduzindo uma investigação em relação à morte de um recém-nascido, ocorrida nesta terça-feira (29), suspeitando de negligência médica, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. O bebê, chamado Henry Gabriel Theodoro da Silva, tinha apenas três dias de vida e teria tido seu atendimento recusado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Maria Goretti, de acordo com informações fornecidas por familiares.
O nascimento de Henry Gabriel ocorreu no sábado, 26 de agosto. No dia seguinte, ele e sua mãe, Andressa, receberam alta hospitalar e voltaram para casa. Contudo, na manhã de segunda-feira (28), o bebê começou a chorar e apresentou urina com sangue.
Preocupada, a mãe dirigiu-se à UBS do bairro Maria Goretti e relatou os sintomas a uma enfermeira. Entretanto, de acordo com o relato da família, a enfermeira teria se recusado a examinar o recém-nascido, afirmando que os problemas eram resultado de uma técnica inadequada de amamentação.
Em seguida, Andressa levou Henry à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Botafogo, por volta das 17h30. Porém, quando os médicos iniciaram o atendimento, constataram que o bebê já estava sem vida. Tentativas de reanimação foram feitas, mas sem sucesso.
Em resposta aos relatos dos pais da criança, eles procuraram a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Bento Gonçalves para registrar uma ocorrência.
Baseado nas informações da família, o delegado plantonista ordenou a realização de uma necropsia a fim de investigar a causa da morte e analisar o atendimento prestado na UBS.
*Com a informação Portal Leouve