PUBLICIDADE

PR: bombeiros revelam nome de 2ª vítima em deslizamento no Paraná

O número de pessoas envolvidas no desastre da BR-376 passou para 14, com duas mortes e seis pessoas resgatadas com vida

2 dez 2022 - 12h43
Compartilhar
Exibir comentários
O motorista Marcio Rogerio de Souza morreu no deslizamento da BR-376; seu corpo foi retirado do local nesta quinta-feira
O motorista Marcio Rogerio de Souza morreu no deslizamento da BR-376; seu corpo foi retirado do local nesta quinta-feira
Foto: Reprodução/Facebook/Divulgação/Albari Rosa-AEN

O motorista Marcio Rogerio de Souza, de 51 anos, é a segunda vítima que morreu por conta do deslizamento na BR-376, em Guaratuba, no Paraná. Sua identidade foi confirmada na noite desta quinta-feira, 1º, por autoridades que atuam nas operações de busca e resgate.

O desastre aconteceu na noite de segunda-feira, 28, em meio a fortes chuvas na região. De acordo com a última atualização emitida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp/PR) nesta sexta-feira, 2, às 10h30, foi constatado o envolvimento direto de 14 pessoas no incidente, com duas mortes e seis pessoas resgatadas com vida. Além disso, o Corpo de Bombeiros estima para menos de 30 a quantidade de pessoas desaparecidas.

A segunda morte no deslizamento havia sido confirmada na terça-feira, 29, mas seu corpo ainda não tinha sido removido por a operação se mostrar mais complexa do que o previsto inicialmente, agravada por condições climáticas instáveis. Bombeiros conseguiram retirar o corpo durante a tarde de quinta-feira, com auxílio de guincho e maquinário pesado. A vítima foi encaminhada para a Polícia Científica, que confirmou a identidade. 

De acordo com informações da TV RPC Curitiba, a primeira vítima confirmada foi o motorista João Maria Pires, de 60 anos, que teve seu corpo encontrado fora do veículo pelas equipes de resgate. Ele era de Santa Catarina e estava em um caminhão quando o deslizamento aconteceu. Questionada pelo Terra, a Sesp ainda não confirmou a identidade da vítima até a publicação desta matéria.

Estado da região do deslizamento na manhã desta sexta-feira, 2
Estado da região do deslizamento na manhã desta sexta-feira, 2
Foto: Divulgação/Sesp

Atualizações

O trabalho de remoção dos veículos que estavam visíveis desde o ocorrido foi finalizado nesta quinta-feira. No total, foram removidos seis caminhões e cinco veículos de passeio. Ainda não há uma estimativa total de veículos atingidos.

Após a liberação da pista no sentido norte, as equipes passaram a atuar na remoção da massa que deslizou para a pista no sentido sul. Agora, conforme boletim divulgado nesta sexta-feira, os trabalhos seguem intensos e a operação ainda é sensível, com riscos de novos deslizamentos sendo monitorados. 

No processo de busca e resgate estão sendo utilizados guincho e caminhões, assim como um serviço de drenagem dos pontos alagados, para que não haja novos desmoronamentos. As equipes também trabalham com auxílio de câmeras de identificação térmica, que são capazes de encontrar sinais de vida. 

Além disso, em nova reunião do gabinete de crise no Centro de Operações Cidade da Polícia, foi definido que a concessionária Arteris, que participou do encontro, vai informar às autoridades federais competentes sobre as condições de liberação de uma ou das duas pistas. Segundo a empresa, foram identificados 14 pontos com pequenos e médios deslizamentos de terra em outros locais da BR-376. Geólogos da companhia já passaram nesses pontos e iniciaram os projetos de correção. A Arteris fará patrulha diária na região.

Com cães farejadores, bombeiros do Paraná seguem nas buscas por desaparecidos na BR-376:

Apoio

Bombeiros do Paraná atuam nas buscas junto de cães farejadores, equipes de engenheiros da Arteris Litoral Sul, equipes da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal. A Diretoria de Desenvolvimento de Tecnologia e Qualidade da Corporação tem estabelecido a comunicação entre todas as áreas, além do Batalhão de Operações Aéreas (BPMOA), que apoia as operações com drones e transportes aéreos. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina também auxilia na ocorrência

A Polícia Científica segue auxiliando nos levantamentos de possíveis desaparecidos, com busca ativa a partir de ligações recebidas e de registros feitos em hospitais. O trabalho está sendo realizado em parceria com autoridades de Santa Catarina, por conta da proximidade das regiões.

Familiares e amigos de pessoas que possam ter desaparecido nesse local podem entrar em contato com a Central de Atendimento disponibilizada pela Polícia Científica, por meio do telefone (41) 3361-7242. O serviço é 24 horas. Além disso, outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelos telefones da Centro de Operações Cidade da Polícia 0800-282-8082.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade