PR: 3 cidades decretam emergência por chuvas; total vai a 6
- Roger Pereira
- Direto de Curitiba
Três municípios do Paraná decretaram nesta sexta-feira situação de emergência devido a alagamentos causados pela forte chuva que atingiu o Estado entre o último sábado e segunda-feira: Imbituva, Prudentópolis e Rebouças. Com isso, sobe para seis o total de prefeituras que decretaram emergência desde o início da semana.
Nos três municípios, 4.971 moradores foram afetados pelos alagamentos e enxurradas, que danificaram 93 casas. Pelo menos 68 pessoas ficaram desalojadas (que podem contar com ajuda de vizinhos e familiares) e outras 61 estão desabrigadas (que perderam tudo e precisam dos abrigos públicos).
Rebouças, na região sudeste, foi o município mais atingido, com 3.040 pessoas afetadas em decorrência de enxurradas. Ao todo, 50 casas foram danificadas e 50 pessoas estão desabrigadas. Imbituva, no centro-sul do Estado, contabiliza 1.876 afetados pelos alagamentos que atingem o município. Foram 32 casas prejudicadas, deixando 18 pessoas desalojadas e outras 11 desabrigadas.
O município de Prudentópolis, localizado na região centro-sul, também sofreu com os alagamentos. A Defesa Civil registrou 50 desalojados e 11 residências afetadas. Ao todo, 55 pessoas foram prejudicadas.
O último balanço da Defesa Civil informa que as chuvas registradas entre os dias 30 de julho e 1º de agosto afetaram 150.793 paranaenses em 29 municípios. Já estavam em emergência: Irati, Rio Branco do Sul e Salto do Lontra.