Polícia desarticula grupo criminoso que extorquia empresários com perfis falsos na internet
Quadrilha utilizava redes sociais para atrair vítimas e exigia pagamentos milionários sob ameaças
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul e de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quinta-feira (13), a Operação Phantom, que resultou na prisão de 11 pessoas e no cumprimento de 13 mandados de prisão e 15 de busca e apreensão em Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Guaporé e Itajaí (SC). O grupo criminoso é acusado de extorquir empresários por meio de perfis falsos na internet.
As investigações começaram em 2021 e identificaram que os criminosos utilizavam fotos falsas de jovens atraentes para atrair vítimas e iniciar conversas íntimas. Em seguida, um membro da quadrilha se passava por policial civil ou parente da jovem, alegando que ela era menor de idade e ameaçando denunciar a vítima por pedofilia caso não realizasse pagamentos.
Em um dos casos, um empresário de Cuiabá foi coagido a transferir mais de R$ 2 milhões ao grupo, temendo represálias. Diante das provas reunidas, a Justiça determinou a prisão dos suspeitos, o sequestro de bens e o bloqueio de contas bancárias.
Além das extorsões, os criminosos mantinham ligações com o tráfico de drogas na Serra Gaúcha, segundo o delegado João Vitor Herédia. O esquema foi desmantelado com apoio da Polícia Penal, da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e das regionais de Passo Fundo e Caxias do Sul.