PM que tentou extorquir R$ 3 milhões de empresários é punido com 4 dias de prisão
Despacho do governador Ibaneis Rocha, publicado no 'Diário Oficial', julgou o tenente-coronel Sérgio Roberto Roballo como culpado
O governador Ibaneis Rocha puniu o tenente-coronel da Polícia Militar do Distrito Federal Sérgio Roberto Roballo a quatro dias de prisão após ter sido julgado culpado por tentar extorquir R$ 3 milhões de empresários. Apesar da medida disciplinar, ele foi considerado “capaz de permanecer nas fileiras da corporação”. O despacho foi publicado no Diário Oficial (DODF) nesta terça-feira, 14.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Roballo foi alvo da Polícia Civil do Distrito Federal em 2022. A Operação Blackmail, como foi chamada, teve como objetivo apurar a denúncia de que o tenente-coronel havia exigido o montante milionário de empresários credenciados ao Departamento de Trânsito (Detran), no Distrito Federal.
Em uma reunião ocorrida em 2021, cujas imagens do encontro foram obtidas pelo Metrópoles, Roballo se encontrou com dois advogados representantes desses empresários. Na situação, ele pediu o valor sob ameaça de divulgar documentos com supostas irregularidades cometidas por essas empresas.
Segundo as investigações, o tenente-coronel estaria atuando como ‘porta-voz’ de um grupo de pessoas supostamente prejudicadas pela terceirização do serviço de vistorias veiculares, e o valor ajudaria a ‘amenizar’ a questão.