Passageiros reclamam de superlotação na Estação Barra Funda após mudanças; terminal terá nova escada
Queixas são de plataformas e trens cheios; CPTM diz adotar medidas para melhorar o fluxo
Após mudanças feitas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na Estação Palmeiras-Barra Funda, desde a última segunda-feira, 25, passageiros têm reclamado de superlotação nas plataformas e nos acessos do terminal. As queixas são de escadas e trens mais cheios do que o comum, mesmo nos horários de pico.
Em nota, a companhia diz que está adotando uma série de medidas para melhorar o fluxo na estação. Entre elas, o aumento de colaboradores para apoio aos passageiros, o reforço da comunicação e a construção, pela concessionária da Linha 7-Rubi, de uma nova escada fixa nas plataformas 5 e 6.
A companhia afirma também que vem ampliando a integração do sistema com a extensão da Linha 11-Coral até a estação Palmeiras-Barra Funda, reduzindo os intervalos nas linhas 12-Safira e 13-Jade e no Expresso Linha 10.
No caso da transferência entre as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, a estação Palmeiras-Barra Funda foi escolhida, de acordo com a CPTM, por oferecer o menor tempo de transferência aos passageiros, permitindo a troca de trens no mesmo nível de plataforma e eliminando a necessidade de deslocamento por escadas ou mezanino. As alternativas Luz e Brás exigiam maior deslocamento e tempo de transferência dos passageiros.
Mudanças
A CPTM começou a operar a Linha 11-Coral até a Estação Palmeiras-Barra Funda, permitindo que passageiros do Alto Tietê e da zona leste da capital paulista acessem diretamente a zona oeste de São Paulo nos horários das 8h às 15h30 e das 20h à 0h, todos os dias da semana.
As linhas 7-Rubi e 10-Turquesa da CPTM também passaram a ter a Estação Palmeiras-Barra Funda como terminal. "Todos os passageiros das linhas 7-Rubi e 10-Turquesa irão desembarcar na Estação Palmeiras-Barra Funda. Para seguir sentido Jundiaí ou Rio Grande da Serra, os passageiros farão a transferência no mesmo nível nas plataformas 5 e 6, garantindo mais segurança, eficiência operacional e comodidade para os passageiros", acrescenta.