PUBLICIDADE

Notícias do dia: testes de coronavírus, 46 mortes no Brasil e Olimpíada adiada

Avanço da pandemia, drama da Itália, mudança na Lei de Acesso à Informação e a morte de um dos criadores de 'Asterix e Obelix também foram assuntos nesta terça-feira

24 mar 2020 - 19h56
(atualizado em 25/3/2020 às 00h02)
Compartilhar
Exibir comentários

O Brasil possui mais de 2.200 infectados pelo novo coronavírus e 46 pessoas morreram vítimas da doença. O governo prometeu aumentar o número de testes. Para reduzir o impacto econômico, a Agência Nacional de Energia Elétrica suspendeu os cortes de energia por três meses. E o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta criticou medidas muito restritivas como fechamento de estradas e aeroportos.

Leia também sobre alteração na Lei de Acesso à Informação, o avança do coronavírus nos Estados Unidos, Espanha e Itália, o adiamento da Olimpíada de Tóquio e a morte de um dos criadores de 'Asterix e Obelix.

Veja abaixo a lista das principais notícias do 'Estadão' nesta terça-feira, 24 de março de 2020:

1. Brasil tem 46 mortes e 2.201 infectados pelo coronavírus

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, durante entrevista coletiva sobre o novo coronavírus
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, durante entrevista coletiva sobre o novo coronavírus
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil / Estadão

O número de mortes decorrentes do novo coronavírus no Brasil subiu de 34 para 46 nesta terça-feira. De acordo com o Ministério da Saúde, houve um crescimento de 1.891 para 2.201 pessoas testadas com o vírus de um dia para o outro, somando 310 novos casos no período. O índice de letalidade está em 2,1%.

2. Brasil precisará produzir pelo menos 30 mil testes por dia durante pico do novo coronavírus

O secretário de Vigilância Sanitária, Wanderson Oliveira, afirmou que o Brasil precisará produzir de 30 mil a 50 mil testes por dia durante o período de pico do novo coronavírus no País. Atualmente, a capacidade do Brasil é de cerca de 7 mil testes por dia. Para suprir essa demanda, o ministério da Saúde anunciou pacote de 22,9 milhões de testes do novo coronavírus.

3. 'Travamento do País é péssimo para a saúde', diz Mandetta sobre restrições na pandemia

Em linha com o presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que restrições impostas nos Estados, como fechamento de comércios, são "péssimas" para o setor de saúde. Apesar de afirmar que não irá pedir aos governadores para afrouxarem as medidas, ele disse que alguns estão percebendo que aceleraram decisões e que será necessário fazer ajustes.

4. Aneel suspende cortes no fornecimento de energia para clientes residenciais

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) suspendeu os cortes no fornecimento de energia por falta de pagamento das contas de luz por 90 dias (três meses). O motivo é a pandemia do novo coronavírus, que dificulta o trabalho da equipe de manutenção das redes de distribuidoras e até mesmo o pagamento das contas de luz por parte dos clientes. A decisão foi aprovada por unanimidade pelos cinco diretores do órgão regulador.

5. ANJ e mais de 50 entidades criticam medida do governo que diminui transparência

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) divulgou nota no início da noite desta terça-feira, 24, criticando a medida provisória que prevê suspensão dos prazos da Lei de Acesso à Informação (LAI). Segundo a entidade, nas situações atuais, o governo deveria ser ainda mais transparente e ágil.

6. Trump diz que confinamento prolongado pode 'destruir' os EUA; país tem 600 mortos

Nos Estados Unidos já há quase 50 mil infectados e 600 mortos pelo novo coronavírus. Apesar desses números, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu sua posição de relaxar o isolamento imposto em vários Estados, alertando que essas medidas podem "destruir" o país. Trump acrescentou que a partir da próxima semana "avaliará" se as medidas de distanciamento social e quarentena deverão ser suspensas para recuperar a economia.

7. Apelo da Itália ao Brasil por máscaras: 'Começamos a contar mortos entre médicos'

Carta obtida com exclusividade pelo Estado retrata o cenário com o avanço do novo coronavírus na Itália, país que lidera mortes pela doença - são mais de 6 mil - e possui cerca de 64 mil infectados. Na mensagem, o governo italiano pedia a liberação de 2 milhões de máscaras para uso de profissionais da saúde

8. ?Espanha apela à Otan após relatar 514 mortos em 24 horas

A Espanha pediu à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) ajuda humanitária para combater o novo coronavírus, que matou 514 pessoas no país - o maior número em 24 horas desde o início da pandemia. Ao todo, o governo espanhol registrou 2,8 mil mortes. O número total de casos subiu 20% nesta terça-feira, 24, em relação ao dia anterior, atingindo 39.673 infectados, segundo balanço do Ministério da Saúde.

9. Olimpíada de Tóquio é adiada por 1 ano devido ao coronavírus

Os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 foram adiados por um ano. A definição aconteceu após reunião entre representantes do governo japonês, do Comitê Organizador e membros do COI. A decisão vinha sendo adiada por semanas, até os representantes legais se dobrarem aos pedidos da comunidade esportiva internacional para parar a preparação em função da pandemia do novo coronavírus.

10. Morre Albert Uderzo, um dos criadores de 'Asterix e Obelix'

O desenhista Albert Uderzo, criador em parceria com René Goscinny das histórias de Asterix, morreu aos 92 anos, enquanto dormia em sua residência de Neuilly (nas proximidades de Paris) vítima de um ataque cardíaco, sem relação com o coronavírus.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade