Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

No dia mais quente do ano, sensação térmica chega aos 43°C em SC

22 jan 2014 - 18h06
(atualizado às 18h09)
Compartilhar
Exibir comentários
A onda de calor registrada em Santa Catarina fez com que menor temperatura registrada não passasse dos 26ºC em Florianópolis Foto: Luciano Bergamaschi / Especial para Terra A onda de calor registrada em Santa Catarina fez com que menor temperatura registrada não passasse dos 26ºC em Florianópolis Foto: Fabricio Escandiuzzi / Especial para Terra

A onda de calor continua a não dar trégua no sul do Brasil. A temperatura em Florianópolis atingiu a marca de 36,5ºC na tarde desta quarta-feira. A sensação térmica em Santa Catarina chegou aos 43°C, o dia mais quente de 2014.

As informações são do meteorologista Marcelo Martins, do Centro de Recuros Ambientais do Estado (Ciram). Em Joinville, no extremo norte catarinense, o calor fez com que os termômetros chegassem aos 40ºC por volta das 15h. "A medição é realizada na sombra", afirmou.

Confira a previsão do tempo na sua cidade
Saiba como se calcula a sensação térmica 

O calor intenso fez com que o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram) emitisse um alerta para a formação de núcleos de instabilidade que podem trazer temporais, principalmente no litoral norte. 

<strong>22 de janeiro - </strong>A temperatura em Florianópolis atingiu a marca de 36,5ºC
22 de janeiro - A temperatura em Florianópolis atingiu a marca de 36,5ºC
Foto: Fabricio Escandiuzzi / Especial para Terra

Em Florianópolis, os termômetros de rua marcaram 39ºC no começo da tarde, levando muitos banhistas a procurarem as praias para se refrescarem. Quem conseguiu se dirigir aos balneários da cidade, optou por permanecer boa parte do tempo curtindo o mar. 

A praia da Armação do Pântano do Sul registrou bastante movimento durante a tarde. "Decidimos vir para cá pois o mar é mais tranquilo. Hoje é um daqueles dias para ficarmos na água o tempo inteiro", disse a servidora pública Leandra Carvalho Junqueira. "É minha última semana de férias e pretendo aproveitar o máximo possível. Depois disso, pegar praia somente aos finais de semana."

De acordo com as informações do Ciram, antes mesmo do meio-dia os termômetros marcaram 32,8°C em Florianópolis. Na madrugada, a mínima não passou dos 27ºC. "As madrugadas e noites estão muito quentes e temos poucos momentos do dia em que os termômetros registram temperaturas abaixo dos 30°C", disse Martins.

A onda de calor já havia elevado os termômetros na terça-feira, até então o dia mais quente de 2014. Em Criciúma, cidade localizada a cerca de 190 quilômetros ao sul da capital, a temperatura na estação meteorológica do Ciram era de 38,3°C. 

Segundo o meteorologista, até a próxima sexta-feira estes valores devem ser superados. Não está descartada a possibilidade de novas quebras de recorde para o mês. "A diferença é que, a partir desta quinta, pancadas de chuva típicas do verão, com descargas elétricas, rajadas de vento e granizo devem ocorrer no final do dia", afirmou.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade