Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Massa de ar polar provoca neve no Rio Grande do Sul; confira imagens

Com frio intenso, crescem as chances de nevar também em Santa Catarina e Paraná

20 ago 2020 - 18h57
(atualizado às 21h39)
Compartilhar
Exibir comentários

PORTO ALEGRE - Em função da potente massa de ar polar que ingressou no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, 20, algumas cidades da Serra gaúcha já tiveram os primeiros registros de neve durante a tarde. De forma tímida, os flocos foram avistados em São Francisco de Paula e Riozinho. Já a incidência de "chuva congelada" foi registrada em mais de quinze cidades como Caxias do Sul, Canela, Gramado e Bento Gonçalves, conforme a MetSul Meteorologia.

Neve atingiu região dos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul
Neve atingiu região dos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul
Foto: MetSul Meteorologia/Divulgação / Estadão

O frio intenso derrubou as temperaturas em todo Estado. Nesta quinta, em Porto Alegre, a mínima foi de cinco graus e a máxima não passou dos 12 graus. Ao longo da noite, a possibilidade de nevar em toda região Sul do Brasil ganha força, alerta a meteorologista Estael Sias, da MetSul.

"Nas próximas horas, com a intensificação do frio no Rio Grande do Sul, a neve poderá ser mais intensa e atingir também Santa Catarina e parte do Paraná, na sexta-feira", indicou. Nas redes sociais, a instituição compartilhou vídeos da neve no RS.

Mesmo classificada com a bandeira laranja (risco médio), no mapa estadual de contágio do novo coronavírus, a região da Serra gaúcha também deve registrar um aumento significativo de turistas neste fim de semana. Apenas na área de Canela, Gramado, São Francisco de Paula e Nova Petrópolis estão concentrados 25 leitos de hotel.

Conforme o presidente do Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias (Sindtur- Serra Gaúcha), Mauro Salles, a previsão é de que este fim de semana seja o segundo maior em ocupação desde início da pandemia.

"Estamos com todos os hotéis relatando uma procura bem acima da normalidade. Com esta possibilidade de neve, acreditamos que teremos a segunda maior ocupação, ficando atrás somente do feriado de Corpus Christi, que coincidiu com o Dia dos Namorados", disse ao Estadão. "Como estamos operando com apenas 50% da ocupação, a nossa expectativa é muito grande para atingirmos esta ocupação máxima. Estamos todos reforçando os protocolos sanitários em hotéis, restaurantes e pontos turísticos para garantirmos um turismo mais tranquilo e seguro", emendou.

Conforme a MetSul, esta massa de ar polar é uma das maiores ondas de frio dos últimos anos na América do Sul. Mais uma vez, na sexta-feira, picos de frio serão registrados em todo o RS, com a possibilidade da geada em quase todas as regiões do Estado.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade