Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lulu da Pomerânia e Chihuahua: polícia resgata ao menos 14 cães vítimas de maus-tratos em SP

Polícia diz que canil clandestino funcionava na Vila Paranaguá, na zona leste da capital; caso segue em investigação

17 ago 2023 - 09h47
(atualizado às 10h06)
Compartilhar
Exibir comentários

Ao menos 14 cães foram resgatados na tarde de quarta-feira, 16, pela Polícia Civil de São Paulo vítimas de maus-tratos. Conforme informações da investigação, outros dois cachorros foram encontrados mortos no canil clandestino localizado no bairro Vila Paranaguá, na zona leste da capital paulista.

Cães das raças Lulu da Pomerânia e Chihuahua são resgatados pela Polícia Civil de São Paulo vítimas de maus-tratos.
Cães das raças Lulu da Pomerânia e Chihuahua são resgatados pela Polícia Civil de São Paulo vítimas de maus-tratos.
Foto: Divulgação/Polícia Civil de SP / Estadão

"Policiais civis do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC) resgataram 14 cães com sinais evidentes de maus-tratos", disse em comunicado.

Spitz Alemão Anão (Lulu da Pomerânia)

É um cão de pequeno porte de origem alemã. Seu tamanho varia entre 20 e 27 centímetros. Já o peso, entre 1 e 3 quilos. Cão de uma raça que tem muita energia e gosta muito de brincar. Uma raça extremamente doce, embora não tenha muita disposição com estranhos e outros animais.

Cachorro da raça Chihuahua

De origem mexicana, acredita-se que o Chihuahua seja descendente de um pequeno cão chamado 'Techichi', que viveu durante muitos anos entre os astecas. Considerado o menor cão do mundo, existem dois tipos de Chihuhahuas, o de pelo longo e o de pelo curto. Os chihuahua são dóceis e ágeis. O peso fica entre 1 e 3 quilos.

Venda de animais: Assembleia de SP aprova lei que proíbe prática

No dia 8 de agosto, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou o projeto de lei que proíbe a criação e revenda de animais (cachorros, gatos e pássaros domésticos) em pet shops e estabelecimentos comerciais e cria o Cadastro Estadual do Criador de Animal (CECA) no Estado de São Paulo.

De acordo com o projeto de lei, os criadouros deverão obrigatoriamente solicitar o CECA para realizar a comercialização de animais. O cadastro deverá ser fiscalizado pelo governo estadual.

"O Cadastro Estadual de Criador Animal será expedido por órgão a ser especificado pela secretaria responsável pelas políticas de meio ambiente, conforme regulamentação específica para criação comercial de pássaros", consta no projeto. Ou seja, a comercialização de animais que trata esta lei, somente poderá ser realizada por criadouro/estabelecimento que detenha o CECA, em local sede própria, respeitando as regras da legislação e mantendo o bem-estar dos animais.

Conforme a proposta, a comercialização ou revenda de animais por qualquer pessoa física também não é permitida. Somente a adoção de animais não está na proposta e permanece liberada.

O projeto de lei 523/2023 de autoria do deputado Rafael Saraiva (União Brasil) aguarda sanção do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade