Liberdade terá ruas fechadas para carros aos domingos; veja vias afetadas
Vias públicas do bairro ficarão abertas exclusivamente para a circulação de pedestres das 9h às 20h
Assim como já acontece com a Avenida Paulista, um outro cartão-postal de São Paulo terá as ruas fechadas para carros - e aberta para pedestres - aos domingos. A partir do próximo dia 1º, o bairro da Liberdade, importante polo cultural da região central da cidade, passará a integrar o Programa Ruas Abertas, anunciou nesta sexta-feira, 22, a Prefeitura de São Paulo.
Segundo a pasta, quatro vias públicas do bairro ficarão abertas exclusivamente para a circulação de pedestres das 9h às 20h aos domingos: Rua dos Estudantes (entre a Av. da Liberdade e Rua da Glória), Rua dos Aflitos, Rua Américo de Campos (trecho entre a Rua Galvão Bueno e a Rua da Glória) e Rua Galvão Bueno (trecho entre a Rua Américo de Campos e a Praça da Liberdade).
No processo participativo, a Prefeitura constatou que a avaliação média de insatisfação em relação à situação atual dos locais contemplados pelo projeto é de 91,58%. Já a aprovação média da abertura das ruas a pedestres aos domingos e feriados é de 88,35%.
O Programa Ruas Abertas foi instituído em 2016, pelo então prefeito Fernando Haddad (PT), hoje ministro da Fazenda. A lei prevê "a destinação temporária ou permanente de trechos de vias públicas, praças e largos para atividades de lazer, esporte, cultura". Hoje, mais de 20 vias são contempladas pela iniciativa, segundo a Prefeitura.
Quais ruas vão ser interditadas?
- Rua dos Estudantes, entre Avenida Liberdade e Rua da Glória;
- Rua Galvão Bueno, entre Rua Américo de Campos e a Praça da Liberdade;
- Rua dos Aflitos;
- Rua Américo de Campos, entre as ruas da Glória e Galvão Bueno.
Quais são as alternativas para motoristas?
- Rua dos Estudantes: seguir pela Avenida Liberdade e Rua da Glória;
- Rua Galvão Bueno: seguir pela Rua Américo de Campos, Avenida Liberdade e Rua da Glória;
- Rua Américo de Campos: seguir pelas ruas da Glória, Barão de Iguape e Galvão Bueno.