Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Jovem negra sofre ataques após ser eleita Miss Santa Catarina 2025

Pietra Travassos, de 18 anos, foi coroada Miss estadual e agora segue para a competição nacional

22 out 2025 - 15h02
(atualizado às 15h33)
Compartilhar
Exibir comentários
Pietra era Miss Siderópolis e agora carrega o título de Miss Santa Catarina
Pietra era Miss Siderópolis e agora carrega o título de Miss Santa Catarina
Foto: Reprodução/Instagram/@pietratravassoss

Pietra Travassos, de 18 anos, foi coroada Miss Santa Catarina 2025 na última sexta-feira, 17, em evento em Criciúma. Ela ganhou com honra e graciosidade, mas teve que lidar com uma série de ataques de cunho racista nas redes sociais, que questionaram sua escolha em detrimento de outras candidatas brancas. A organização do evento ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.

Os ataques, porém, geraram uma onda reversa: Pietra recebeu uma série de mensagens de motivação e apoio na internet, com mensagens de combate aos comentários discriminatórios.

“Negra, forte e linda, ela foi coroada Miss Santa Catarina, não apenas por sua aparência, mas pela luz que carrega, pela história que representa. Infelizmente, o racismo ainda tenta apagar o brilho que não consegue compreender”, escreveu o Prince Real, que foi maquiador da miss no evento, em post republicado pela jovem.

A Miss Santa Catarina 2023, Sabrina Almeida, também se pronunciou sobre o ocorrido. Em foto posando ao lado da nova Miss, ela, que também é uma mulher negra, compartilhou um pouco do que viveu ao prestar apoio em meio à situação. Segundo Sabrina, apesar do brilho das luzes, das faixas e das coroas, nem tudo foi glamour. 

“Mesmo estando no topo, precisei lidar com comentários racistas que tentaram diminuir minha história, minha força e minha beleza. Foram ataques que machucam, mas que também reforçaram em mim a certeza de que representar é resistir e que a presença de pessoas pretas em lugares de destaque incomoda quem insiste em viver na ignorância”, escreveu.

“Hoje, ver a Pietra, Miss Santa Catarina 2026, enfrentando ataques racistas é doloroso, revoltante e totalmente inaceitável. Pietra, sua trajetória é linda, sua presença é necessária e sua coroa não é alvo para o preconceito: ela é símbolo de representatividade, conquista e orgulho”, complementou Sabrina.

Após os ataques, Pietra também fez uma publicação em suas redes sociais, mas sem citar a situação diretamente. “Obrigada por cada mensagem, oração e palavra de carinho, essa vitória é nossa!”, agradeceu, feliz pela coroação.

O Terra acionou o Miss & Mister Santa Catarina, responsável pela coroação, em busca de uma manifestação sobre o ocorrido, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto e será atualizado em caso de resposta.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade