Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Incêndios: céu amanhece com a cor laranja em Jataí (GO) e aulas estão suspensas

Assim como em todo o território de Goiás, a cidade de Jataí, localizada no sudoeste do estado, vem registrando vários focos de incêndio neste período de estiagem

10 set 2024 - 07h38
Compartilhar
Exibir comentários

A cidade de Jataí, no sudoeste de Goiás (GO), amanheceu com o céu laranja nesta segunda-feira (9). O fenômeno está diretamente associado com a poluição dos incêndios, de acordo com os especialistas. A cidade tem quase 106 mil habitantes (dados do Censo 2022/IBGE).

Jataí tem o maior registro de focos de incêndio no estado de Goiás
Jataí tem o maior registro de focos de incêndio no estado de Goiás
Foto: Reprodução/TV Anhanguera / Perfil Brasil

Jataí tem aulas suspensas

Assim como em todo o território de GO, a cidade de Jataí vem registrando vários focos de incêndio neste período de estiagem. Devido a fumaça tóxica, muitos moradores saíram nas ruas usando máscaras e as aulas foram suspensas na rede municipal e em universidades.

Em razão da situação, a Secretaria Municipal de Educação suspendeu as aulas das escolas da cidade por tempo indeterminado, com o intuito de cuidar da saúde dos estudantes. "Até que seja possível o retorno seguro às atividades", disse o comunicado.

A Universidade Federal de Jataí (UFJ), Instituto Federal e Universidade Estadual da cidade também suspenderam todas as atividades acadêmicas. "Considerando a quantidade de fumaça, cinzas e poeira, será necessário liberar os estudantes", afirmaram os comunicados.

Focos de incêndio

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelaram que a cidade de Jataí é a que mais apresenta focos de incêndio neste começo de semana: foram  registrados 244 somente de domingo (8) para segunda (9), ultrapassando a cidade de Rio Verde que havia liderado o número de focos no final de semana.

O céu laranja: qual a razão?

A meteorologista da Climatempo, Josélia Pegorim, explicou ao g1 meio ambiente que o bloqueio atmosférico que causa a onda de calor também faz com que exista uma grande estabilidade da massa de ar seco. Em razão desta combinação, a poluição fica presa nas camadas mais baixas da atmosfera.

Segundo a especialista, as partículas em suspensão contribuem para a alta concentração de poluentes, alteram a coloração do céu e espalham a luz do espectro alaranjado.

"A cor alaranjada e avermelhada está relacionada com a interação da luz com os poluentes que ficam concentrados na camada baixa da atmosfera, mais próxima da superfície", explicou Pegorim.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade