Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Homem que desapareceu por 50 dias sobrevive em mata, à base de maracujá e mel

Ele foi encontrado a cerca de 30 quilômetros de onde havia desaparecido; segundo a família, homem estava debilitado e foi levado ao hospital

26 jul 2023 - 17h19
(atualizado às 17h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Na foto, um pé de maracujá
Na foto, um pé de maracujá
Foto: Getty Images

Após ficar 50 dias desaparecido em uma área de mata do Ceará, José Cristóvão Rodrigues da Costa, de 39 anos, foi encontrado na cidade de Independência, nesta segunda-feira, 24. Segundo a família relatou em entrevista ao Diário do Nordeste, ele sobreviveu durante esse tempo se alimentando de animais, maracujá-do-mato, mel e vegetais que encontrava.

O homem estava desaparecido desde a tarde do dia 5 de junho, quando fazia o trajeto de Leme, cidade de São Paulo, até o município de Pedra Branca (CE), onde encontraria sua família. Conforme contou a irmã Antoniclé Rodrigues, durante o percurso, ele já havia demonstrado que não estava bem psicologicamente. 

"Nós estávamos em contato com ele durante a viagem", contou ela ao Diário do Nordeste.

Segundo seu relato, o homem falou diversas vezes que sentia que poderia estar sendo perseguido. Por causa disso, a família chegou a contatar o motorista do ônibus, mas José deixou o transporte antes que a família chegasse para encontrá-lo.

"Quando chegou em Santa Cruz de Banabuiú, um distrito da nossa cidade de Pedra Branca, ele desceu do ônibus fugindo em sentido ao mato", explicou a irmã. 

Buscas por homem desaparecido

As buscas por José começarma logo após o ocorrido. "Já no primeiro dia acionamos todas as autoridades. Teve helicóptero, cães, bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal de Pedra Branca. Tivemos ajuda da população, com 40 homens que conhecem a mata, todos ajudando na busca", relembrou a irmã.

Ao jornal, ela também afirmou que a família passou 50 dias angustiada, mas não desistiu de tentar encontrá-lo. "Em momento algum desacreditamos que ele pudesse estar vivo. Procuramos em todas as áreas, não paramos nenhum dia, continuamos compartilhando, perguntando às pessoas", acrescenta.

De acordo com Antoniclé, a família tinha esperança que José estava vivo porque ele é um agricultor experiente. E isso realmente o ajudou, já que ele sobreviveu à base do que havia na região, como maracujá-do-mato, abóbora e mel. 

Na segunda, José foi encontrado no sítio Jardim, próximo ao município de Independência, local vizinho a Pedra Branca, mas localizado a aproximadamente 30 quilômetros de distância de onde ele havia sumido.

Antoniclé conta que, já muito fraco e debilitado, ele pediu ajuda a um trabalhador da roça para entrar em contato com familiares. Um vídeo publicado nas redes sociais facilitou o encontro.

Segundo a familiar, o homem estava fraco e não conseguia falar direito, por isso foi levado ao hospital.

"Neste momento, ele está sendo devidamente medicado. Está internado no hospital e será encaminhado para passar pela consulta com um psiquiatra e um psicólogo", acrescentou a irmã.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade