Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Filhotes de cobra coral são encontrados embaixo de sofá em SC

Caso aconteceu na cidade de Gaspar, em Santa Catarina; animais estavam saudáveis e foram soltos na mata

19 fev 2025 - 19h17
(atualizado às 20h24)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução

O Corpo de Bombeiros Militar de Gaspar, cidade de Santa Catarina, foi acionado para capturar três cobras em uma residência. Segundo informações da corporação fornecidas ao Terra, eram filhotes de cobra coral que estavam escondidos embaixo de um sofá.

O caso aconteceu na última segunda-feira, dia 17, por volta de 14 horas. Os agentes chegaram na residência e encontraram os animais saudáveis, segundo registro da ocorrência.

Por fim, as cobras foram soltas em uma região de mata silvestre, afastada da área residencial. Não há registro de ferimentos causados pelas serpentes em questão.

Peçonhenta e tímida

Segundo informações do Instituto Butantan, a coral-verdadeira é considerada uma das serpentes mais peçonhentas do território brasileiro, tendo um veneno de alta toxicidade que afeta diretamente o sistema nervoso.

“Apesar de representar todo esse perigo, a coral-verdadeira é muito tímida e vive geralmente escondida entre a vegetação rasteira, buracos no chão e debaixo de pedras. Além disso é um animal tranquilo, que em raras ocasiões ataca. Ovíparas, podem colocar de dois a 12 ovos por ninhada”, complementa o Butantan, em publicação sobre a espécie.

Mas nem toda cobra com a coloração característica da coral-verdadeira é, realmente, da espécie. Isso porque há serpentes ‘corais-falsas’, que mimetizam as características físicas para afastar possíveis predadores. Essas, no caso, não são perigosas.

Mesmo assim, o Instituto alerta: “Se encontrar uma possível coral, não tente diferenciá-las! Afaste-se do local o mais rápido possível. Se estiver em ambiente urbano, avise as autoridades responsáveis”.

O tratamento da picada da coral-verdadeira é feito com a administração do soro antielapídico, fabricado no Instituto Butantan. Em caso de picada, é importante procurar por atendimento médico imediatamente. 

Cobra grávida é atropelada em estrada do MT e expele cerca de 40 filhotes:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade