Feira de serviços marca Dia da Profissional do Sexo no Recife
- Celso Calheiros
- Direto de Fortaleza
Neste sábado é celebrado o Dia Internacional das Profissionais do Sexo, mas no Recife, antes mesmo da data, tendas foram montadas na Praça da Independência, no centro comercial da cidade. Informações sobre saúde, direitos humanos e segurança, além da oferta de teste rápido para HIV-Aids, corte de cabelo e a possibilidade de fazer a carteira de identidade, certidão de nascimento e carteira profissional eram oferecidas a toda população. No entanto, as profissionais do sexo, tradicionais naquele ponto, preferiram observar à distância.
A coordenadora da Associação Pernambucana das Profissionais do Sexo, Nanci Feijó, 52 anos, há 36 na atividade, disse que esse tipo de atitude é muito comum. "Essas mulheres são muito estigmatizadas. Só quando a autoestima está lá em cima é que elas se chegam". Nanci estava orgulhosa, de toda forma, do sucesso da iniciativa. "Nós somos poucas na associação, mas ainda assim conquistamos nossas vitórias".
As tendas com informações ao público eram didáticas com relação às informações sobre o sistema reprodutor feminino e masculino, com objetos que mostravam o interior do corpo da mulher. Instrutoras orientavam sobre o uso de camisinhas, e as interessadas ganhavam preservativos masculinos e femininos.
A secretária municipal da Mulher, Rejane Pereira, ressaltou a importância de levar os serviços para os cidadãos e também marcar a data mundial das profissionais do sexo. "Todos, e elas também, precisam compreender qual o tipo e qual a necessidade dos serviços disponíveis para a população", explica.
A prostituta Graciela Claudemir da Silva, 28 anos, há 13 na profissão, enquadrava-se no perfil que o evento procurava atingir. Ela revelou que há uma década é dependente química do crack e trabalha todos os dias e à noite na Pracinha do Diário, como a Praça da Independência é conhecida. "Sou assumida de tudo. Fui lá para pegar minhas camisinhas e pronto. Não quero consulta sobre drogas. Eu deixo o crack quando quiser", disse.
A Praça da Independência ou Pracinha do Diario já foi um endereço elegante do Recife. Com a decadência do comércio no centro da cidade, hoje se tornou um ponto de passagem dos usuários do transporte público e sofre com os problemas de falta de limpeza. Até o Diário de Pernambuco, o jornal mais antigo do Brasil, já mudou de endereço, deixando para trás seu prédio, hoje com a aparência de patrimônio abandonado.
O movimento organizado das prostitutas dedica o dia 2 de junho em recordação ao protesto realizado em Lyon, França, chamado "Guerra contra o rufianismo", que perseguia e multava as mulheres que vendiam serviços sexuais. O ponto alto da manifestação foi a invasão da igreja Saint-Nizier. Após o episódio, as prostitutas ganharam o apoio da igreja e da população da cidade francesa.