Donos de agência de turismo são indiciados por estelionato no RS
Investigação aponta que clientes pagaram por pacotes de viagem, mas não receberam os serviços
Os proprietários da agência de turismo Orange Travel, localizada em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foram indiciados pela Polícia Civil por estelionato e crime contra as relações de consumo. Segundo a investigação, Luana Rocha Gomes e Diego Ferreira Souza vendiam pacotes de viagem que, posteriormente, eram cancelados sem reembolso.
Prisões e prejuízos
Os empresários foram presos no início de janeiro. Diego Ferreira segue em prisão preventiva, enquanto Luana Rocha está em prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica desde a última sexta-feira (14).
A primeira fase da investigação identificou 96 vítimas, com um prejuízo estimado de quase R$ 400 mil. No entanto, a polícia suspeita que mais de 500 pessoas tenham sido afetadas, totalizando um prejuízo superior a R$ 2 milhões.
Denúncias e investigações
As primeiras queixas surgiram no ano passado, quando clientes começaram a se organizar em grupos de mensagens e relatar cancelamentos inesperados e falta de reembolso. Inicialmente, a dona da agência atribuía os problemas a dificuldades financeiras causadas pela pandemia e prometia ressarcir os clientes até julho de 2025.
No entanto, novas denúncias indicaram que pagamentos via PIX eram feitos e, em poucas horas, as viagens eram canceladas sem justificativa. A partir dessas evidências, a delegada Jeiselaure de Souza concluiu que havia intenção de fraude.
Defesa dos indiciados
Os advogados dos acusados alegam que colaboram com a investigação e que a defesa de Luana Rocha busca implementar um plano de recuperação judicial para indenizar as vítimas. Já a defesa de Diego Ferreira destaca que aguarda a análise do Ministério Público sobre o caso.