Criança de 5 anos morre após ser soterrada em deslizamento causado por chuva no Rio de Janeiro
Caso ocorreu na cidade de Barra Mansa, a cerca de 135 km da capital fluminense
Uma criança de 5 anos morreu na noite desta segunda-feira, 9, após ter sido soterrada durante um deslizamento na cidade de Barra Mansa (RJ). A vítima chegou a ser levada para um hospital com o pai e a irmã de 2 anos, mas não resistiu. A morte foi confirmada na manhã desta terça-feira, 10, pela prefeitura da cidade.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O caso ocorreu no bairro Siderlândia, um dos principais afetados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade e chegaram a 72 milímetros em apenas três horas. De acordo com informações da Defesa Civil, os temporais causaram deslizamentos, desabamentos de imóveis, quedas de árvores e alagamentos por todo o município.
Veja o vídeo
Temporal causou transtornos no Rio de Janeiro
Nos últimos dias, várias regiões do estado do Rio de Janeiro vêm enfrentando temporais que preocupam moradores e causam transtornos em toda a capital e Região Metropolitana. Depois de um fim de semana de chuva, a cidade entrou em Estágio 3 nesta segunda-feira, 9, conforme o Centro de Operações do Rio (COR)
O nível é o terceiro em uma escala que vai até cinco e significa que uma ou mais ocorrências causaram impactos no muicípio e na rotina da população.
Na Zona Sul, ao menos duas pessoas ficaram feridas após uma descarga elétrica entre as ruas Santa Clara e Nossa Senhora de Copacabana. Imagens que rodaram as redes sociais mostram uma das vítimas no chão, após levar o choque. Conforme a Guarda Municipal, o homem e a mulher envolvidos no acidente se recuperam bem após os ferimentos.
Já na Avenida Niemeyer, houve o registro de um deslizamento de terra perto do Leblon. A via foi interditada em ambos os sentidos. Outro espaço que também passou por interdição foi o Aterro do Flamengo, no sentido Copacabana. Pouco depois, um desvio foi implementado para a Praia do Flamengo.
Segundo o COR, foram contabilizados 60 bolsões d'água, 21 alagamentos, 4 deslizamentos e cerca de 10 quedas de árvore apenas nesta segunda-feira. Até às 06h desta terça-feira, 10, 18 ocorrências seguiam em andamento, enquanto 81 já tinham sido finalizadas após ações dos órgãos municipais.
Além da capital, o temporal também atingiu a Baixada Fluminense, principalmente a região de Duque de Caxias.
Chuva continua, mas em volume menor
Na madrugada desta terça, o COR informou que o Rio de Janeiro retornou em Estágio 2 de alerta. O motivo é a redução dos acumulados de chuva por toda a capital e Região Metropolitana. No entanto, os moradores ainda devem ficar atentos.
Isso porque a previsão segue apontando para chuvas fortes nesta terça, ainda que em volume menor. Durante a manhã, o temporal pode ocorrer de forma isolada e, ao longo da tarde, mais pontos devem ser atingidos.
A maior preocupação fica para as áreas ao sul do estado, como Paraty e Resende, onde os volumes podem alcançar os 50 mm ainda nesta terça. Já na Região Metropolitana os volumes ficam em torno dos 30 mm.