Condenado pela morte do casal Richthofen, Cristian Cravinhos passa a cumprir pena em liberdade
Ele cumpria pena no regime semi-aberto na Penitenciária de Tremembé, no interior de SP, e foi solto nesta quarta, 5, após decisão judicial. Ministério Público é contra e diz que vai entrar com recurso
Condenado a 38 anos pela morte do casal Richthofen, Cristian Cravinhos foi solto na noite desta quarta-feira, 5, para cumprir o restante da pena em liberdade. Cristian é irmão de Daniel, ex-namorado de Suzane, que também foram condenados pelo assassinato. Agora, os três sentenciados pelo crime que chocou o País em 2002 estão em liberdade.
Questionada, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) apenas confirmou que a direção da Penitenciária II de Tremembé deu cumprimento, na quarta-feira, 5, ao alvará de soltura expedido pelo Poder Judiciário em favor do preso Cristian Cravinhos, em virtude de progressão ao regime aberto.
Suzane von Richthofen e os irmãos Cravinhos foram submetidos a júri popular em 2006. Cristian foi condenado a 38 anos e seis meses em regime fechado. Suzane pegou 39 anos, depois a pena foi reduzida para 34 anos e 4 meses e está em liberdade desde janeiro de 2023. Daniel Cravinhos foi condenado a 39 anos e seis meses de prisão em regime fechado, mas também cumpre em liberdade o restante da pena.
O Ministério Público de São Paulo (MPSP) não concordou com a decisão e disse que entrará com recurso. A defesa de Cravinhos alega que a decisão foi pautada "única e exclusivamente na lei".
Em nota, a defesa de Cravinhos informou que o detento "preencheu todos os requisitos objetivos e condições subjetivas exigidos pela Lei de Execução Penal para progredir ao regime aberto" e destacou que "a decisão foi pautada única e exclusivamente na lei". A defesa afirma ainda que ele continuará cumprindo as regras e determinações estabelecidas pela justiça.
Na época do crime, o irmão de Cristian, Daniel Cravinhos, era namorado de Suzane. O trio planejou o assassinato de Manfred e Marísia Richthofen na casa da família, na zona sul de São Paulo. Os pais de Suzane eram contra o namoro da filha com Daniel.