Com 7% de umidade, Brasília está há quase 100 dias sem chuva
A umidade relativa do ar em Brasília chegou a marca de apenas 7% na tarde desta terça-feira, segundo o Instituto Climatempo. O valor é considerado muito baixo e caracteriza estado de emergência, segundo critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS). A capital brasileira está há quase 100 dias sem chuva, a marca pode ser alcançada no dia 4 de setembro.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a última precipitação ocorreu entre os dias 26 e 27 de maio. O bloqueio atmosférico sobre a região centro-oeste, inclusive sobre Brasília, impede que nuvens de chuva se formem ou que uma frente fria avance em direção a outros estados.
O Climatempo afirma que esta é a terceira vez, em 2010, que a cidade atinge um patamar tão baixo de umidade. O primeiro registro foi no dia 22 de junho e o segundo, no dia 10, quando o índice também chegou aos 7% no aeroporto.
A meteorologia diz que a chance de alguma chuva na região é remota, pelo menos até o dia 7 de setembro, feriado da Independência, mas a situação é considerada normal na região do Distrito Federal. O período de seca é longo, todos os anos.