Chuvas deixam pelo menos 2,5 mil desalojados em Santa Catarina
As fortes chuvas ocorridas este final de semana em Santa Catarina trouxeram prejuízos, deixando pelo menos 2,5 mil pessoas desalojadas e um município em situação de emergência. Enquanto os danos são contabilizados, a Defesa Civil permanece em alerta devido à previsão de chuva mais intensa entre a noite de domingo e o início da semana.
Confira a previsão do tempo na sua cidade
Um dos casos mais graves é registrado em Penha, município localizado no litoral norte. A chuva alagou vários bairros e danificou cerca de 400 residências, segundo as informações do Corpo de Bombeiros local. Próximo ao Parque Beto Carrero, várias ruas foram alagadas na sexta-feira. Uma chuva intensa na última madrugada ainda piorou a situação.
O prefeito Evandro Eredes dos Navegantes decretou situação de emergência neste domingo. Pontes foram danificadas e 130 ruas da cidade permaneciam alagadas. Além da chuva, a maré alta dificultou o escoamento das águas do rio Iriri.
Outras cidades também enfrentam dificuldades. Caçador, no oeste do Estado, registrou um acumulado de 137 mm; os alagamentos atingiram vários bairros e deixaram comunidades ilhadas. A chuva também trouxe problemas em São José, na região metropolitana de Florianópolis, e no Vale do Itajaí. A Defesa Civil ainda realiza um balanço das ocorrências.