Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Chuva transborda córregos e causa queda de árvores em SP

4 fev 2010 - 17h16
(atualizado em 4/2/2010 às 15h41)
Compartilhar

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) decretou às 21h desta quarta-feira o final de todos os estados de atenção para a capital paulista por causa da chuva. Os estados de alerta devido ao transbordamento de córregos Madaqui, na zona norte, Tiquatira, na zona leste, do rio Aricanduva e do rio Tietê também foram encerrados por volta das 20h30. As regiões norte, leste e Marginal Tietê permaneceram em atenção até as 20h55.

Chuva causou alagamentos no bairro da Mooca
Chuva causou alagamentos no bairro da Mooca
Foto: Luiz Guarnieri / Futura Press

Às 17h40, o CGE colocou toda a cidade de São Paulo em estado de atenção por causa da chuva. O temporal fez com que o órgão decretasse no final na tarde de hoje estado de alerta devido ao transbordamento dos córregos Madaqui, na zona norte, e do Tiquatira, na zona leste. Às 19h10, o transbordamento do Rio Aricanduva deixou em alerta também a região de Aricanduva/Formosa e Itaquera. O extravasamento do rio Tietê, na altura da Ponte do Limão até a saída para a Rodovia Dutra, deixou ainda em estado de alerta a Marginal Tietê às 19h35.

As áreas de instabilidadade ocasionadas pelo calor que atingiram a capital paulista entre a tarde e a noite de hoje perderam intensidade, por volta das 20h, restando apenas chuva leve e chuviscos em boa parte da cidade. De acordo com os meteorologistas do CGE, a previsão é de que as chuvas deixem a capital até o período da madrugada.

As chuvas, que começaram por volta das 17h entre as zonas norte e leste ganharam intensidade nas demais regiões, ocorrendo de maneira forte em diversos momentos. Esta situação provocou o transbordamento de córregos e rios nas zonas norte, leste e em alguns pontos da Marginal Tietê. Conforme informações de observadores locais, o nível dos rios e córregos foi normalizada.

Acidente

Uma árvore caiu sobre quatro carros, na Marginal Tietê, e deixou uma pessoa morta. Segundo a CET, o acidente ocorreu próximo à Ponte Jânio Quadros, no sentido rodovia Ayrton Senna, por volta das 18h. A vítima foi encaminhada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Com mais essa morte, o número de vítimas da chuva no Estado sobe para 71.

Aeroportos

A Infraero informou que o aeroporto de Congonhas ficou fechado para pousos e decolagens das 18h18 às 18h35 desta quarta-feira por causa da chuva. No final da tarde, ele operava normalmente.

Já o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, estava aberto, mas operava por instrumentos.

Trens

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou nesta quarta-feira que, devido à forte chuva que atinge São Paulo, a circulação de trens nas linhas 11-Coral e 12-Safira foi interrompida entre as estações Brás e Tatuapé. Alagamentos causaram também restrição na circulação da linha 10-Turquesa.

Às 20h35, a empresa informou que reestabeleceu a circulação das três linhas. Durante a tarde, quem estava em Luz e Barra-Funda teve de pegar o Metrô até Tatuapé, onde estava ocorrendo a operação Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese) para as linhas 11 e 12.

A Linha 10-Turquesa apresentava diversos pontos de alagamento entre as estações da Luz e Santo André. A operação dessa linha ficou restrita ao trecho Santo André-Rio Grande da Serra.

Calamidade

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, decretou estado de calamidade pública na região do distrito Jardim Helena, na subprefeitura de São Miguel, que sofre com alagamentos desde dezembro. Como o local fica em uma área de várzea e chove há 43 dias consecutivos na capital paulista, há dificuldades no escoamento.

A região engloba os bairros Jardim Romano, Chácara Três Meninas, Vila das Flores, Jardim São Martino, Jardim Novo Horizonte, Vila da Paz, Jardim Santa Margarida, Vila Seabra, Jardim Noêmia, Vila Aimoré, Vila Itaim e Jardim Pantanal, entre outros.

Estragos e mortes

De acordo com o balanço oficial da Defesa Civil, até a manhã dessa quarta-feira, chegava a 70 o número de mortos pela chuva no Estado de São Paulo desde o início de dezembro de 2009. Com a vítima da chuva de hoje na capital paulista, o número deve subir para 71.

O órgão informa ainda que 38 prefeituras decretaram situação de emergência, duas decretaram estado de calamidade pública e 154 municípios foram atingidos pelo mau tempo.

Redação Terra

Colaboraram com esta notícia os internautas Herbertt Bamonde, Samara Bagagini, Lucas Martinez, Italo Camargo, Bryer Santos Oliveira, Gabriel Oliveira Santos, Jair Prates, Radunz, Erika, Marcos Aymay, Eva, Eduardo Tavares, Adriano Mendes, Fabio Chagas, Marcio Foschiani, Mauro Thiago da Silva, Marcos Lima, ARossi, Fabiana Olliver, Yara Falconi, Rodrigo Martins, de São Paulo (SP), e José S.Soares, de Guarulhos (SP),que participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra