Chuva derruba cabeceira de ponte entre PE e AL na BR-101
- Odilon Rios
- Direto de Maceió
As fortes chuvas entre Alagoas e Pernambuco causaram estragos na ponte entre a cidade de Xexéu (PE) e Alagoas, impedindo o acesso pela rodovia BR-101. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o acesso a Alagoas deve ser pela BR-232, em seguida pela BR-104. A cheia do rio em Jacuípe (AL) isolou a cidade, que é acessada somente por meio de barcos, e também ameaça a ponte que liga o município a Pernambuco.
Pelos dados da Defesa Civil alagoana, 6 mil pessoas foram afetadas pelas enchentes. Há 3.957 desalojados e 764 desabrigados. Dez cidades estão em estado de emergência: Campestre, Colônia Leopoldina, Jacuípe, Japaratinga, Jundiá, Novo Lino, Paripueira, Porto de Pedras, São Luis do Quitunde e São Miguel dos Milagres.
Com o nível dos rios subindo, municípios atingidos pelas cheias do ano passado estão em alerta. União dos Palmares, São José da Laje e Rio Largo colocaram carros de som nas ruas para alertar a população sobre a possibilidade de fortes chuvas. As comunidades ribeirinhas foram alertadas e muitas delas começaram a deixar suas casas.
Em União dos Palmares e São José da Laje houve suspensão das aulas em algumas escolas públicas. "Mandei suspender as aulas em duas escolas hoje à tarde. Elas ficam perto do rio Mundaú e tivemos receio do que poderia acontecer", disse o prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas. Os moradores de Rio Largo foram avisados mais cedo de que o rio poderia transbordar.