Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Chuva causa alagamentos e complica trânsito no Rio

10 dez 2010 - 10h48
(atualizado em 10/1/2010 às 14h08)
Compartilhar
Jaime Filho e Paula Sarapu

As chuvas intensas da manhã desta quarta-feira na cidade do Rio de Janeiro causaram alagamentos nas ruas e transtornos para quem está no trânsito. A Defesa Civil ficou em alerta para deslizamentos de terra e quedas de árvores. Em São Gonçalo, duas pessoas ficaram feridas após o desmoronamento de uma casa na manhã de hoje.

A Defesa Civil do Rio de Janeiro recebeu até as 10h cerca de 15 chamados para vistoria de imóveis com rachaduras e infiltrações. Segundo os técnicos, os bairros do Grajaú e de Jacarepaguá, onde choveu mais forte, concentraram o maior número de chamados.

Em Jacarepaguá, houve um alerta para o risco de deslizamentos de terra. Já na Grajaú-Jacarepaguá, uma árvore caiu. Técnicos da Defesa Civil trabalharam no local.

Na rua Arquias Cordeiro, no Méier, zona norte do Rio de Janeiro, a chuva provocou alagamento próximo ao Hospital Salgado Filho. Parte dos comerciantes baixaram as portas porque a água invadiu as lojas. Moradores reclamaram de bueiros entupidos e falta de escoamento. Dois carros já apresentaram pane ao tentar atravessar a rua.

Desabamento em São Gonçalo

Uma casa de quatro quartos no Barro Vermelho, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio, foi destruída e deixou dois feridos após a queda de um muro de 10 m do terreno vizinho, que fica no alto da Travessa Nossa Senhora de Fátima.

Na madrugada desta terça-feira, por volta das 4h, o terreno cedeu e a casa ficou sob escombros. Os familiares de Rita estavam dormindo e o irmão dela, que não conseguiu sair, teve as pernas soterradas e foi levado para o hospital. O filho da moradora, uma criança de 11 anos com necessidades especiais, também se feriu. A Defesa Civil de São Gonçalo informou que fez vistoria no local e que agora atende apenas a chamados preventivos.

Aeroportos

O Aeroporto Santos Dumont foi fechado por mais de meia hora na manhã de hoje para pousos e decolagens por causa do mau tempo. Dois voos foram desviados para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, que opera com o auxilío de instrumentos. Segundo a Infraero, o atraso médio nos voos foi de meia hora.

Trânsito confuso

Motoristas enfrentaram problemas em várias regiões do Rio de Janeito por conta de alagamentos e pela formação de bolsões d'água. O fluxo de veículos era intenso nas proximidades do Maracanã, na zona norte da cidade. Havia lentidão também na avenida Presidente Vargas, em direção à Candelária, nas proximidades da Cidade Nova, da Praça da República e da avenida Passos.

Bolsões d'água se formaram em alguns pontos da avenida Brasil. No Caju, o trânsito era lento na pista lateral, no sentido zona oeste. Uma grande quantidade de água também se acumulou em Manguinhos, próximo à FioCruz, no sentido centro. O fluxo também ficou complicado nos dois sentidos da Linha Amarela, principalmente na altura da Praça do pedágio.

O trânsito era lento também no acesso ao Viaduto do Gasômetro, tanto para quem vem da Ponte Rio-Niterói, quanto para quem vem da avenida Brasil. Motoristas enfrentaram problemas na chegada ao Aterro do Flamengo, nas proximidades do Aeroporto Santos Dumont, em ambos os sentidos.

O centro do Rio foi um dos pontos que sofreram com a chuva. Com o sistema de águas pluviais entupidos por lixo, houve inundações na Praça Mauá, nas ruas Camerino, do Livramento e Sacadura Cabral. Na Lapa, alagaram as ruas Gomes Freire, Mem de Sá, do Rezende, Henrique Valadares, entre outras.

Pedestres

Pedestres também encontraram dificuldades em atravessar trechos de calçadas e ruas alagadas. Houve alagamentos na rua do Catete, nas proximidades do Museu da República; na rua Conde de Bonfim, no trecho próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), após a Praça Saens Peña; em um trecho da rua Voluntários da Pátria, depois da rua Real Grandeza; na rua Senador Vergueiro, próximo ao Cinema Paissandu, no Flamengo, entre outros locais.

Na terça-feira, a queda de três árvores provocou transtornos e prejuízo na cidade. Uma árvore caiu na rua do Bispo, no Rio Comprido, zona norte, próximo ao prédio da Universidade Estácio de Sá. Por conta da queda, o tráfego de veículos na via foi interditado. Houve queda também na Estrada das Canoas e outra no Jardim Botânico, ambas na zona sul do Rio. Neste segundo caso, um carro foi atingido, mas ninguém ficou ferido.

Com informações do JB Online

Carro passa por trecho alagado no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro
Carro passa por trecho alagado no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro
Foto: Alessandro Buzas / Futura Press
O Dia O Dia - © Copyright Editora O Dia S.A. - Para reprodução deste conteúdo, contate a Agência O Dia.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra