Búfalos são vistos tomando banho no Rio Pinheiros, em São Paulo
Mulher afirmou para TV que animais escaparam em busca de comida
Uma cena inusitada de um grupo de 14 búfalos tomando banho do Rio Pinheiros, na zona sul de São Paulo, chamou a atenção da manhã desta segunda-feira, 15. Eles também foram vistos ao lado da ciclovia que passa pela região.
De acordo com a concessionária ViaMobilidade, a presença dos animais não impactou na operação da Linha 9-Esmeralda de trens. "Os animais estão numa área ao lado da ciclovia perto da Estação Santo Amaro", disse a concessionária.
Procurada, a Prefeitura de São Paulo disse que a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) direcionou uma equipe da Divisão de Vigilância em Zoonoses para averiguar a situação e tomar as medidas cabíveis. Em relação à área interna, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) vem realizando tratativas junto aos órgãos estaduais, Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo e a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE) para adoção das providências necessárias.
A Prefeitura de São Paulo disse ainda que, em 4 de agosto deste ano, durante patrulhamento da Guarda Civil Metropolitana Ambiental na Rua Pedro Moline, às margens do Rio Pinheiros, agentes foram acionados por representantes da EMAE para verificar a presença de búfalos e outros animais de grande porte em Área de Preservação Permanente (APP) e na ciclovia, oferecendo risco aos usuários. "A equipe localizou a proprietária dos animais, que recebeu orientações sobre os riscos e as implicações legais da situação", disse.
O caso foi encaminhado à Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), que lavrou auto de infração ambiental contra a responsável formal pela criação, por impedir o processo de regeneração natural da vegetação nativa e causar dano ambiental em APP. "A infratora foi notificada a remover os animais do local. Conforme o artigo 48 do Decreto Federal nº 6.514/2008, o descumprimento da determinação poderá acarretar multa de até R$ 5 mil por animal mantido na área irregular", afirmou a gestão municipal.
Animais escaparam em busca de comida
Em entrevista à TV Globo, Edinalva Mendes da Silva, que se apresentou como dona dos búfalos, afirmou que os animais escaparam em busca de comida. Ela disse que a área onde cria os animais fica perto da Ponte do Socorro, a cerca de 7 km de distância do local onde foram vistos nesta segunda-feira.
"Como está faltando alimento, eu não estou podendo trabalhar e pegar capim seco nem folhagem na Ceagesp. Aí, eles saem procurando por alimento, igual a gente, quando precisa de comida. Está fazendo uns cinco meses que elas começaram a atravessar e vir ao Rio Pinheiros", afirmou.
As imagens dos búfalos no Rio Pinheiros foram feitas por uma passageira da Linha 5-Lilás do Metrô e logo viralizaram nas redes sociais. Os animais foram flagrados nadando até a outra margem do Rio Pinheiros, pastando e invadindo a ciclovia no sentido da Rodovia Castello Branco.